Mercado

Grupo coreano assume Selecta e revela plano de investir no Brasil

Fonte - Assessoria de Imprensa
24/08/2017 16:07

Grupo coreano CJ realiza evento em Goiânia amanhã (25)

Na contramão da crise econômica brasileira, grupo sul-coreano escolheu Goiânia para realizar o CJ Selecta Opening Cerimony, evento de entrada dos novos acionistas na empresa brasileira, apresentação da política de investimentos do Grupo CJ no País e sua visão para os próximos anos, em que o Brasil será o pilar fundamental da estratégia.

O grupo sul-coreano, que mundialmente fatura US$ 30 bilhões por ano, adquiriu 90% da Selecta em agosto, quando o contrato foi assinado, sendo 60% adquirido da empresa chilena Corpesca – com opção de compra de mais 10% em dois anos – e 30% dos acionistas minoritários. A cerimônia, que contará com o CEO global da CJ CheilJedang, Chul Ha Kim, marca a entrada da empresa no segmento no Brasil, onde já tem negócios nas áreas de logística, trading de soja e biociência.

A Selecta tem sede em Goiânia, fatura US$ 360 milhões e fabrica ingredientes à base de soja para ração animal e outros derivados da soja destinados a indústrias de alimentos e química. Com a aquisição, a empresa muda sua denominação para CJ Selecta – a empresa foi comprada por US$ 450 milhões.

O plano de investimentos para o Brasil deve ser confirmado no evento, mas a previsão é de ampliar em 50% a produção industrial, que tem atualmente uma capacidade de esmagamento de 700 mil toneladas de soja por ano, e deve estabelecer uma estrutura de negócio para a fabricação de proteína de soja concentrada e de farelo de soja fermentada. A CJ Selecta poderá, em futuros investimentos, expandir seu portfólio para áreas como suínos, frangos e peixes. O projeto de investimentos no Brasil compõe o plano de investimentos mundial da CJ, com objetivo de tornar-se um dos maiores grupos de alimentos e ingredientes do mundo.

Sobre a Selecta

A Selecta iniciou as atividades no Centro-Oeste brasileiro, em 1984, com a produção de sementes de soja e outros produtos agrícolas, e, aos poucos, se tornou também importante fornecedora de insumos e compradora de grãos para exportação. Em 2009, inaugurou uma planta industrial de esmagamento de soja em Araguari (MG), mas manteve sua sede e estrutura de negócio em Goiânia. A Selecta é reconhecida como uma das principais fabricantes de proteínas vegetais sustentáveis para a indústria de ração animal no Brasil e Exterior.

Sobre a CJ

O grupo CJ, que tem faturamento anual de US$ 30 bilhões e ativos globais de US$ 22,4 bilhões, foi fundado em 1953 e se tornou um dos líderes de vendas no setor alimentício, especialmente nos segmentos de açúcar, farinha e óleo. Nos últimos oito anos, o faturamento do grupo evoluiu 203%. Hoje, a CJ tem negócios nas áreas de Home Shopping & Logística, Bio & Pharma, Entretenimento & Mídia e Alimentação & Serviços de Alimentação. No Brasil, a coreana tem negócios na área de trading de soja, logística e em biociência, com uma fábrica no interior de São Paulo.