SOLENIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA INCENTIVADORES DA CULTURA EM GOIÂNIA

Fonte - Ana Helena Borges
26/02/2018 14:16

Evento busca conscientizar empresas e reconhecer ações de disseminação da importância da destinação dos impostos à projetos culturais via lei de incentivo fiscal

Na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, empresas e pessoas físicas que se destacaram nos últimos anos como incentivadores da cultura em Goiânia serão homenageados no Plenário da Câmara Municipal.

A solenidade, realizada às 19h30, reconhecerá os esforços dos chamados “Amigos da Cultura” em fomentar e desenvolver ações para disseminar a possibilidade de investimento em projetos via lei de incentivo fiscal.

Segundo a vereadora Dra. Cristina (PSDB), autora da proposta, a homenagem é uma forma de incentivar as demais empresas em fomentar projetos culturais ao elucidar a segurança jurídica das leis de incentivo.

“Os projetos geram muita desconfiança por parte dos empresários pelo receio de apoiar e não receber o benefício prometido. Esse sentimento já foi mais forte, ações como esta têm feito com que os empreendedores passem a ver a captação como destinação dos seus impostos com grande segurança. Ao divulgar as leis de incentivo criamos um ambiente favorável, de atração. Com essa valorização de quem já participa do processo, podemos atrair mais empresas para fomentar nossa cultura.”

A idealizadora do evento e diretora da Bridge Eventos, Carolina Adorno, explica que as empresas podem ser duplamente beneficiadas ao incentivar projetos culturais: primeiro por saber a destinação do valor de seus impostos, já que o abatimento é de 100% do valor pago mensalmente; segundo por se tratar de uma forma de se trabalhar a responsabilidade social da empresa incentivadora, pelo alinhamento do nome da marca com iniciativas que geram lazer, entretenimento, conhecimento e geram emprego.

“Casos de irregularidades em leis de incentivo, como a Rouanet, geram desconfiança nos empresários, que precisam conhecer o outro lado. A Lei Municipal, por exemplo, possibilita que projetos que não conseguiriam sair do papel sem esse aporte financeiro, sejam realizados. Não há possibilidade também que o valor seja investido e os recursos não resultem em dedução do imposto porque o depósito na conta do projeto só é feito após a emissão do recibo de quitação pela Secretaria de Finanças. É um processo rápido, desburocratizado e seguro”, diz.

Bridge Eventos

A Bridge Eventos é especializada na captação de patrocínios para projetos aprovados pelas Leis de Incentivo à cultura na cidade de Goiânia-GO. Nessa modalidade de patrocínio, as empresas destinam o valor que elas já pagariam de imposto, para um projeto cultural.

Desta forma, viabiliza-se este projeto, sem que a empresa tenha algum custo extra para isso, e todos ganham: os artistas, com a possibilidade de viabilizar o seu projeto; a empresa, tendo a certeza de onde será investido o valor pago de imposto; e a sociedade, diante de mais uma opção cultural.

De 2014 a 2017, a Bridge foi responsável pela captação de R$ 1,8 milhão distribuídos em mais de 80 projetos nos oito segmentos previstos pela Lei Municipal (dança, música, teatro, circo, artes visuais, audiovisual, literatura, abrangência cultural - arte popular).

HOMENAGEM AOS AMIGOS DA CULTURA

Data: 27 de fevereiro de 2018, terça-feira