Economia

Covid-19: Governo de Goiás recomenda lockdown 14×14 no Estado

Fonte - Goiânia Empresas
29/06/2020 17:39
54

A medida foi sugerida com embasamento em um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) que prevê mais de 18 mil óbitos até setembro caso Goiás não aumente seus índices de isolamento social

Em reunião por videoconferência realizada na manhã de hoje (29) com prefeitos e epidemiologistas, o governador Ronaldo Caiado (DEM) recomendou que os municípios do Estado adotem lockdown no modelo 14×14 (bloqueio total intermitente, intercalado a cada 14 dias) até o mês de setembro como medida para conter o avanço da covid-19. Um decreto estadual sobre o tema deve ser publicado ainda hoje para estabelecer o lockdown a partir de amanhã (30).

A medida foi sugerida com embasamento em um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) que prevê mais de 18 mil óbitos até setembro caso Goiás não aumente seus índices de isolamento social (atualmente, os mais baixos do país).

“Tudo o que for prerrogativa do governador estará fechado pelos próximos 14 dias. Não dá para ficar no mais ou menos, o que é prerrogativa do governador estará fechado a partir de amanhã. O que for essencial com todo o controle daqueles que estão trabalhando poderá ser mantido dentro de critérios”, destacou Caiado.

Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garante autonomia aos municípios de fazerem seus próprios decretos, caberá a cada Prefeitura definir sobre a situação do comércio local.

O governador reforçou que mesmo com esforço não será possível chegar aos 2 mil leitos simultâneos de UTI que, segundo a UFG, seriam necessários para tratar os enfermos de covid-19 no cenário mais grave. Caiado reiterou que prefeitos e representantes das entidades produtivas que não concordarem deverão se manifestar publicamente e assumir responsabilidades.

A Prefeitura de Goiânia sinalizou que deve adotar a recomendação do governador. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar