Varejo faz gestão da entrega de produtos e muda setor de logística
Mercado Livre, B2W, Magazine Luiza e Via Varejo ampliam serviços na área
Em crescimento acelerado, o varejo on-line vem provocando um rearranjo do setor de logística. Empresas como Mercado Livre, Magazine Luiza, B2W e Via Varejo, abraçam cada vez mais a gestão da entrega de produtos, conforme avançam as vendas feitas por terceiros em seus shopping centers na internet, os chamados “marketplaces”. A ideia é garantir que o cliente fique satisfeito, e volte a comprar, e consolidar uma fonte extra de receita.
No segundo trimestre, 96% das vendas totais do Mercado Livre no Brasil passaram pelo Mercado Envios, seu braço de logística. Dessa fatia, 51% foi feita pela Melinet, como é chamada a estrutura de serviços logísticos com operação própria, que oferece coleta e entrega de mercadorias, armazenagem e entrega, e entrega expressa. E esse índice deverá ser maior no terceiro trimestre, de acordo com Leandro Bassoi, vice-presidente do Mercado Envios para a América Latina. “Nós acreditamos que dominar a logística é um dos grandes fatores que farão os clientes terem cada vez mais uma experiência melhor e, por consequência, mudarem seus hábitos de compra do mundo off-line para o on-line.”
Dos R$ 4 bilhões de investimentos previstos para o ano, parte expressiva vai para a divisão logística. Na semana passada, o Mercado Livre começou a operar seu terceiro centro de distribuição (CD), em Lauro de Freitas, na Bahia. Outro, na região Sul, deve ser inaugurado ainda este ano.