Indicadores

Cresce o número de freelancers na pandemia, segundo pesquisa

Fonte - Valor Investe
16/10/2020 17:00

Levantamento realizado pela Workana indica que o número de profissionais autônomos e independentes aumentou no país nos últimos meses

Um levantamento realizado pela plataforma Workana com 2.810 profissionais indica que cresceu o número daqueles que encontraram no trabalho freelancer uma alternativa frente ao desemprego na pandemia. Dentre os entrevistados, 20,4% dos profissionais afirmaram que estão trabalhando neste modelo por falta de emprego.

Do total de entrevistados, cerca de 40% se descrevem como profissionais freelancers, 22,7% afirmam estar desempregados, 19,7% são funcionários de uma empresa e buscam outros projetos fora, e o restante é empreendedor ou dono de uma PME.

A plataforma, que conecta profissionais autônomos a empresas e tem em sua base na América Latina cerca de 3,2 milhões de freelancers cadastrados, informa que desde o mês de março houve um grande aumento de novos freelancers ingressando.

Enquanto em janeiro o número de novos registros mensais era de 70 mil, em abril foram mais de 100 mil novos freelancers. Desde o início do isolamento social por causa da pandemia, cresceu em 42% o número de profissionais cadastrados, considerando a América Latina. No Brasil, o aumento foi de 32%.