Economia

Caixa discute com Banco Central a criação de um banco digital

Fonte - Valor Investe
25/11/2020 16:24
150

Segundo presidente do banco, previsão é que as aprovações para a criação ocorram dentro de seis meses

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a administração da instituição já chegou a um consenso sobre a importância de criar um banco digital separado e que está conversando com o conselho de administração e também já iniciou os contatos com o Banco Central. Segundo ele, a previsão é que as aprovações para a criação ocorram dentro de seis meses.

De acordo com Guimarães, a criação do banco digital será essencial na estratégia de redução de custos da Caixa, já que diminuirá as despesas com o pagamento de dezenas de milhões de pessoas, com menor necessidade de funcionários e menos gastos com movimentação de numerário e segurança.

Ele também afirmou que a criação do banco digital é essencial para que a Caixa possa montar um programa de microcrédito, que visa atender 10 milhões de pessoas. “Não há a menor possibilidade de fazer microcrédito em massa se não for de maneira digital”.

Segundo Guimarães, a Caixa já separou uma equipe de 100 pessoas para cuidar do projeto do banco digital, que será liderado pela vice-presidente de logística e operações, Thays Cintra Vieira. Após a criação, o objetivo é listar o banco no Brasil e nos EUA.

“Já temos o mais difícil, que é uma plataforma com 105 milhões de clientes. Já temos a estrutura da Caixa, que conversará com o banco digital, ou seja, ele terá 25 mil pontos de venda de apoio no Brasil inteiro. Não existe nenhum outro banco digital com isso”.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar