Indicadores

Goiás lidera em geração de empregos formais no País

Fonte - Goiás Agora
23/06/2017 15:47

Ao todo, 13 municípios goianos entraram na lista das 100 maiores cidades em saldo de geração de vagas formais de emprego no País

Números recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Goiás lidera a lista de estados que mais geram empregos no País. Fruto de uma política de incentivos e da manutenção de investimentos do governo do Estado, foram oferecidas 33.970 novas vagas de emprego formal entre os meses de janeiro e maio de 2017.

Neste ano, os índices tem se apresentado elevados se comparados aos de anos anteriores. No mês de maio, por exemplo, o saldo atingiu um número 0,61% maior do que no mês de abril, significando um aumento de 7.444 novas vagas preenchidas com carteira assinada. Cidades como Goiânia - que encabeça a lista - Goianésia, Santa Helena de Goiás e Itumbiara estão entre os municípios com números mais satisfatórios.

O setor de serviços, a indústria de transformação e a agropecuária foram determinantes para que Goiás ocupasse o melhor desempenho da região. O Estado fica atrás apenas de São Paulo (58.797) e Minas Gerais (49.649). No âmbito geral, a indústria de transformação cresceu apenas nos cinco primeiros meses do ano, com 10.335 novas vagas de emprego. O setor agropecuário, por sua vez, veio em seguida com 10.338 vagas, seguido pelo setor de Serviços, com, um crescimento de 0,32%.

O setor de Administração Pública foi o único que gerou índices negativos na pesquisa, com uma queda de 0,36%. A Indústria Química e a de Produtos Alimentícios e Bebidas, com 1.763 e 1.570 postos gerados respectivamente, garantiram o bom desempenho do setor, enfatizando as atividades de Fabricação de Açúcar em Bruto e de Álcool.

Outro destaque são a Construção de Rodovias e Ferrovias e Obras de Terraplantagem, áreas que mais geram emprego no setor de Construção Civil. Ao todo foram oferecidas, respectivamente, 970 vagas. Foram ainda analisados os setores de Comércio, Extrativo Mineral e Atividades Públicas.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar