Mediação, Conciliação e Arbitragem

Na mediação, visa-se recuperar a comunicação entre as partes. Por isso mesmo, são elas que decidem. As técnicas de abordagem do mediador tentam primeiramente restaurar o diálogo para que posteriormente o conflito em si possa ser tratado. Só depois pode se chegar à solução. A mediação com qualidade, boas técnicas e ferramentas bem aplicadas, ambas partes chegam a um acordo sozinhas, se mantém autoras de suas próprias soluções.

Conflitos empresariais, familiares e de vizinhança, por exemplo, muitas vezes são resolvidos apenas com o estabelecimento da comunicação respeitosa entre os envolvidos, demonstrando às partes a importância de uma visão prospectiva.

Na Acieg, quem realiza a o método é a 1ª CCMEG.

conciliação pode ser mais indicada quando há uma identificação evidente do problema, quando este problema é verdadeiramente a razão do conflito - não é a falta de comunicação que impede o resultado positivo. Diferentemente do mediador, o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma solução.

Essa intermediação do conciliador atua no sentido de auxiliar as partes a chegarem a um acordo e no estabelecimento de como esse acordo será cumprido.

Na Acieg, tanto a 1ª CCMEG quanto a 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem são habilitadas para fazer conciliação.

arbitragem surge no momento em que as partes não resolveram de modo amigável a questão. As partes permitem que um terceiro, o árbitro, especialista na matéria discutida, decida a controvérsia. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não admite recurso.

As soluções alternativas dos conflitos ajudam a desobstruir a Justiça, socializam o processo de entendimento entre as pessoas e aceleram a resolução dos problemas.

Na Acieg, quem realiza a o método é a 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem.

 

Contato

Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás

O pilar de atuação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) é a defesa incondicional do empresariado e dos princípios de organização e união para vencer os novos desafios em um mundo globalizado e competitivo. A história empresarial de Goiás é a própria história de lutas e conquistas da Acieg, iniciada em 1937. Com uma trajetória gloriosa, a Entidade está voltada para o presente e o futuro do nosso Estado.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar