Institucional

Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese

Fonte - Imprensa Acieg
18/08/17 16:04
292

Cerimônia de posse aconteceu no auditório da Acieg na noite de quinta-feira

No auditório da Acieg, lotado, aconteceu a cerimônia de posse da diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), na noite do dia 17, quinta-feira,.

Euclides Barbo Siqueira, presidente da Associação Comercial, assumiu a liderança do Conselho até 2018. Ao som de aplausos o Renato Correia, atual presidente, foi homenageado pelas obras e programas que deixou. 

O presidente eleito, que é empresário da área da educação, afirmou em seu discurso que reconhece a importância não apenas dos estudos realizados, como do amplo compartilhamento dessas informações. “Por atuar no limiar desses dois universos - o da atividade econômica e o da geração e disseminação de conhecimento – sou convicto de que uma nação só pode prosperar quando seu capital humano, tornado valor pensante, consegue aplicar todas as suas conquistas no campo técnico, intelectual e científico a empreendimentos concretos, destinados a aumentar a qualidade de vida da sociedade a que servem”.

Euclides falou ainda do Projeto Goiânia 2033 – O Centenário. Para ele, o Codese é a união de três dimensões da existência humana – o conhecimento, a atividade econômica e a governança – voltada para a adoção de projetos com metas factíveis, rumo racionalmente concebido e, o que é mais importante: dotado de instrumentos para serem maiores e mais duradouros que as condições e cargos, todos transitórios, de seus idealizadores e realizadores.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Semig), Jose Carlos Martins, o que falta ao povo brasileiro é tomar as rédeas que governam o País. “É preciso sair dessa verdadeira enrascada em que estamos. O Codese é prova de que a sociedade pode sim se organizar e propor ações para os municípios. Pensar no futuro dos nossos filhos e netos para deixar um mundo melhor para eles. Por isso participação de todos e importante. Só assim vamos conseguir um País melhor”. 

O prefeito Iris Rezende disse que abraçou o projeto desde o início por ter a convicção de não conseguiria assumir sozinho todas as responsabilidades da prefeitura e todos os anseios da população. “Sinto que, sobretudo em Goiânia, tem início um projeto que trará mudança ao povo brasileiro. Um novo tempo, pois infelizmente estamos em uma situação político-econômica que jamais imaginaríamos estar um dia. Milhões de desempregados, indústrias e comércios fechando diariamente porque ficamos muito tempo com olhos fechados”.  Por isso, completa o prefeito, o centenário de Goiânia irá chegar com a marca de que alcançou e se preocupou em ser uma cidade melhor no futuro. 

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, apresentou alguns projetos. “Contratamos a (Universidade) Federal para fazer um planejamento integrado da região de Goiânia, queremos sancionar essa lei assim que a UFG apresentar o diagnóstico da região para o plano de ação.” Ele ressaltou ainda que o governo de Goiás está aberto ao diálogo não apenas com o Codese, como  também com todas as entidades representativas.

Rocha enfatizou a importância da discussão aberta e apartidária de todos os setores da sociedade. “É muito mais um trabalho de soma de energia do que de talentos individuais. É importante compreender que a sociedade e seus setores podem contribuir para acrescentar ao nosso Estado”.

Estiveram presentes compondo a mesa o prefeito de Goiânia Iris Rezende, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi), e presidente do Codese em final de exercício, Renato de Sousa Correia, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, representando o governador Marconi Perillo, o ex-governador do Estado de Goiás, Maguito Vilela, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia Andrey Azeredo, o deputado estadual Simeyzon Silveira, secretário de Planejamento do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira, Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação Agenor Mariano da Silva Neto, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Semig) Jose Carlos Martins, presidente da Ademi do Distrito Federal e presidente do Codese (DF), Paulo Muniz.

Sobre o Codese
O Conselho é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formada por representantes de entidades apartidárias e sem fins lucrativos. A intenção é discutir e propor soluções estratégicas para um desenvolvimento econômico sustentável, através da elaboração e monitoramento de projetos de médio e longo prazo. 
 

Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar