Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese

Fonte - Imprensa Acieg
18/08/17 16:04

Cerimônia de posse aconteceu no auditório da Acieg na noite de quinta-feira

No auditório da Acieg, lotado, aconteceu a cerimônia de posse da diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), na noite do dia 17, quinta-feira,.

Euclides Barbo Siqueira, presidente da Associação Comercial, assumiu a liderança do Conselho até 2018. Ao som de aplausos o Renato Correia, atual presidente, foi homenageado pelas obras e programas que deixou.

O presidente eleito, que é empresário da área da educação, afirmou em seu discurso que reconhece a importância não apenas dos estudos realizados, como do amplo compartilhamento dessas informações. “Por atuar no limiar desses dois universos - o da atividade econômica e o da geração e disseminação de conhecimento – sou convicto de que uma nação só pode prosperar quando seu capital humano, tornado valor pensante, consegue aplicar todas as suas conquistas no campo técnico, intelectual e científico a empreendimentos concretos, destinados a aumentar a qualidade de vida da sociedade a que servem”.

Euclides falou ainda do Projeto Goiânia 2033 – O Centenário. Para ele, o Codese é a união de três dimensões da existência humana – o conhecimento, a atividade econômica e a governança – voltada para a adoção de projetos com metas factíveis, rumo racionalmente concebido e, o que é mais importante: dotado de instrumentos para serem maiores e mais duradouros que as condições e cargos, todos transitórios, de seus idealizadores e realizadores.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Semig), Jose Carlos Martins, o que falta ao povo brasileiro é tomar as rédeas que governam o País. “É preciso sair dessa verdadeira enrascada em que estamos. O Codese é prova de que a sociedade pode sim se organizar e propor ações para os municípios. Pensar no futuro dos nossos filhos e netos para deixar um mundo melhor para eles. Por isso participação de todos e importante. Só assim vamos conseguir um País melhor”.

O prefeito Iris Rezende disse que abraçou o projeto desde o início por ter a convicção de não conseguiria assumir sozinho todas as responsabilidades da prefeitura e todos os anseios da população. “Sinto que, sobretudo em Goiânia, tem início um projeto que trará mudança ao povo brasileiro. Um novo tempo, pois infelizmente estamos em uma situação político-econômica que jamais imaginaríamos estar um dia. Milhões de desempregados, indústrias e comércios fechando diariamente porque ficamos muito tempo com olhos fechados”.  Por isso, completa o prefeito, o centenário de Goiânia irá chegar com a marca de que alcançou e se preocupou em ser uma cidade melhor no futuro.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, apresentou alguns projetos. “Contratamos a (Universidade) Federal para fazer um planejamento integrado da região de Goiânia, queremos sancionar essa lei assim que a UFG apresentar o diagnóstico da região para o plano de ação.” Ele ressaltou ainda que o governo de Goiás está aberto ao diálogo não apenas com o Codese, como  também com todas as entidades representativas.

Rocha enfatizou a importância da discussão aberta e apartidária de todos os setores da sociedade. “É muito mais um trabalho de soma de energia do que de talentos individuais. É importante compreender que a sociedade e seus setores podem contribuir para acrescentar ao nosso Estado”.

Estiveram presentes compondo a mesa o prefeito de Goiânia Iris Rezende, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi), e presidente do Codese em final de exercício, Renato de Sousa Correia, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, representando o governador Marconi Perillo, o ex-governador do Estado de Goiás, Maguito Vilela, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia Andrey Azeredo, o deputado estadual Simeyzon Silveira, secretário de Planejamento do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira, Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação Agenor Mariano da Silva Neto, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Semig) Jose Carlos Martins, presidente da Ademi do Distrito Federal e presidente do Codese (DF), Paulo Muniz.

Sobre o Codese
O Conselho é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formada por representantes de entidades apartidárias e sem fins lucrativos. A intenção é discutir e propor soluções estratégicas para um desenvolvimento econômico sustentável, através da elaboração e monitoramento de projetos de médio e longo prazo.

Euclides Barbo Siqueira assume presidência do Codese