Mercado

Espanha inaugura consulado honorário em Goiás e estreita relacionamentos

Fonte -
14/02/17 11:00
581

Espanha inaugura consulado honorário em Goiás e estreita relacionamentos

Está oficialmente inaugurado o consulado honorário da Espanha em Goiás, que será comandado pelo empresário espanhol, Juan Zamora, radicado no estado há mais de 10 anos. O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel De La Câmara Hermoso, veio à Goiânia exclusivamente para o cerimônia.

De acordo com o embaixador, a unidade consular é a 18ª a ser instalada no Brasil e visa, “além do atendimento a comunidade espanhola que vive no estado, estreitar ainda mais o relacionamento institucional e comercial entre Goiás e a Espanha”.

Acieg - Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás

Foto: Silvio Simões

Para ter ideia, a embaixada estima que as trocas comerciais entre Brasil e Espanha chegam a sete bilhões de Euros por ano. Os números em Goiás também são expressivos, se aproximam dos 100 milhões de Euros. Ainda de acordo com o embaixador, a inauguração do consulado na capital goiana era um anseio antigo. “Juan Zamora, o novo cônsul honorário, vive no Brasil há anos e conhece o potencial sócio-econômico do país e do estado, não poderíamos estar melhor representados”, afirma o embaixador.

E as relações comerciais entre Goiás e Espanha devem se estreitar ainda mais daqui para frente. O governador do Estado, Marconi Perillo, esteve no evento e anunciou que fará,  ainda no primeiro semestre deste ano, uma viagem em missão econômica a Espanha. O governador confirmou ainda que fará questão de prestigiar o primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, durante visita que fará ao Brasil em abril. “As relações Brasil e Espanha são muito fortes, tanto do ponto de vista econômico, como também educacional e do turismo. Hoje, Goiás e Brasília já somam mais de 10 milhões de consumidores”, disse o governador.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, também prestigiou o evento e deu às boas-vindas ao novo cônsul. “A abertura do consulado na capital é mais uma oportunidade de estreitarmos relacionamento entre os dois povos”, disse o prefeito. Representantes de importantes instituições comerciais e entidades de classe do estado acompanharam a cerimônia de inauguração da unidade consular em Goiânia. Também estiveram no evento o cônsul honorário da Alemanha em Goiás,  William O’Dwyer; o cônsul honorário da Turquia em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, entre outras autoridades.

Consulado Honorário da Espanha

Cerca de mil espanhóis moram no estado atualmente, mas não é somente a eles que o consulado se destina. Além de ampará-los, entre as funções do consulado honorário em Goiás está a de representação institucional do Governo da Espanha perante órgãos e instituições goianas, apoiar brasileiros e estrangeiros a respeito de assuntos consulares com a Espanha, como também colaborar com a tramitação de procedimentos e documentos expedidos através da Embaixada da Espanha no Brasil.

O consulado honorário de Goiás é a 18ª unidade inaugurada no Brasil. Outros cinco consulados regulares também realizam atendimento, sendo elas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. A nova sede em Goiânia fica na Chácara Alto da Glória, próximo ao bairro Parque das Laranjeiras, na região Sul de Goiânia e já está realizando o atendimento ao público. O funcionamento é das 9 às 13 horas, todas as terças e quintas-feiras.

SERVIÇO – Consulado Honorário da Espanha em Goiás

Dias de funcionamento ao público: terças e quintas-feiras

Horário: das 9 às 13 horas

Endereço: Rua 1, nº 116, Chácara Alto da Glória, Goiânia/GO (Próximo ao Parque das Laranjeiras) CEP: 74.815-610

Telefone: 62 3931-3015

Mais Informações: oficinaconsulargo.es@gmail.com

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar