Mercado

Multipropriedade: Goiás é líder em propriedades compartilhadas

Fonte - Nathan Sampaio
28/11/17 17:15

Caldas Novas é uma das 28 cidades escolhidas no Brasil para investimentos neste modelo que cresce exponencialmente a cada ano

Cotas imobiliárias, propriedades fracionadas ou regime de multipropriedades é um modelo de negócio recente no Brasil. Trata-se, basicamente, da compra compartilhada de um imóvel de modo que seja possível dividir os custos entre os compradores e, claro, usufruir fracionadamente do mesmo, tirando férias em temporadas diferentes, por exemplo.

Na Europa e nos Estados Unidos isso é uma realidade comum e, no Brasil, apesar de ser algo novo, já existem mais de 50 empreendimentos desenvolvidos, alguns ainda em construção, e que já geraram mais de 11 bilhões de reais em investimentos. Caldas Novas, região sul do Estado de Goiás, é uma das 28 cidades escolhidas para o investimento deste modelo de negócio no Brasil, sendo líder no segmento e recebendo mais da metade dos empreendimentos.

Segundo um estudo de 2016, feito por duas das principais empresas intercambiadoras de semanas de férias compartilhadas no mundo, a RCI e a Interval, além da maior comercializadora deste tipo de propriedade no país, a WAM, foram identificados 56 empreendimentos fracionados no Brasil. 19 destes já foram inaugurados e 37 estavam em construção ou em lançamento na época da pesquisa. Juntos, os empreendimentos reúnem hoje 14.511 unidades residenciais fracionadas e 217.377 frações (ou cotas), com um valor médio de venda de aproximadamente R$ 51,2 mil por fração. As propriedades se espalham em 12 estados e 28 cidades. Goiás é o estado líder neste tipo de imóvel (22 propriedades e cerca de 50 mil cotas sendo comercializadas atualmente), seguido do Paraná e Rio Grande do Sul (com oito cada).

De acordo com o advogado, conselheiro seccional da OAB/GO e presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB de Goiás, Diego Amaral, Caldas Novas sai à frente de outros estados, sendo considerada a capital brasileira de empreendimentos incorporados no sistema de multipropriedades, por vários motivos: “A cidade é conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo, com nascentes em temperaturas que variam de 43° a 70°, além de ser um município que tem como principal fonte de renda o turismo e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em alta temporada, chega a comportar mais de 500 mil turistas”, conta.

O empresário Alessandro Moraes, de 44 anos, é um dos compradores de cotas em Caldas Novas. Ele possui três cotas e garante que é um negócio que valeu a pena. “Tenho a escritura das cotas referentes aos imóveis de veraneio e pago de acordo com o período que uso, sem falar que, estando lá, recebemos os mesmos serviços de um hotel, e não preciso me preocupar com pagamento de água, energia, IPTU, isso por que o condomínio que é dividido entre todos os cotistas cobre todos esses custos. Além disso, no meu período de uso posso alugar, emprestar, revender, enfim, fazer o que bem entender”, confirma.

“As propriedades compartilhadas é um dos segmentos do mercado imobiliário que mais crescem no Brasil e no mundo. A fórmula é simples, as quotas imobiliárias são divididas e vendidas, normalmente, para grupos de 10 a 28 famílias, tornando o preço mais acessível para o consumidor que pretende obter uma propriedade em algum local turístico do Brasil. Depois se determina o tempo limite que cada família pode usar o imóvel por ano”, explica Diego. Além disso, o advogado diz que geralmente as temporadas são randômicas, mudando de ano para ano em um acordo entre a administradora e o cliente. Dessa forma todos os cotistas podem usufruir do imóvel em diferentes épocas a cada uso. “Isso multiplica a satisfação dos consumidores e o retorno financeiro das empresas que trabalham nesse segmento. No fim, a satisfação é de todos os lados” conta.