Cultura

Procissão do Fogaréu reúne milhares de pessoas na cidade de Goiás

Fonte - Andriel Coutinho - Imprensa Acieg
28/03/18 15:16
381

Espetáculo revive a perseguição e prisão de Jesus Cristo

A cidade de Goiás, antiga capital do estado, espera receber cerca de 15 mil pessoas para a Procissão do Fogaréu, tradição local desde o ano de 1745.

Às 23:59 desta quarta-feira (28), as luzes da cidade se apagarão e darão lugar às tochas, que iluminarão um verdadeiro espetáculo ao ar livre, que simboliza a procura e a prisão de Jesus Cristo.

Quarenta farricocos, personagens vestidos de túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, e que representam soldados romanos, partem da porta da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, em direção a escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, local que simboliza onde estaria sendo realizada a última ceia, já dispersa. A procissão segue então para a Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras descrito na Bíblia. A prisão de Jesus é então decretada, sendo representado este momento por um estandarte de linho pintado pelo artista oitocentista Veiga Valle.

A tradição, que nasceu na Espanha e em Portugal, foi levada a Goiás pelo padre espanhol João Perestelo Espíndola e atrai atualmente milhares de pessoas de várias partes do Brasil. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o evento movimenta todos os anos a economia e fortalece os empresários e microempresários da cidade, que no ano de 2001 foi reconhecida pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela exuberante natureza que a circunda.

Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás

O pilar de atuação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) é a defesa incondicional do empresariado e dos princípios de organização e união para vencer os novos desafios em um mundo globalizado e competitivo. A história empresarial de Goiás é a própria história de lutas e conquistas da Acieg, iniciada em 1937. Com uma trajetória gloriosa, a Entidade está voltada para o presente e o futuro do nosso Estado.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar