Procissão do Fogaréu reúne milhares de pessoas na cidade de Goiás

Fonte - Andriel Coutinho - Imprensa Acieg
28/03/18 15:16

Espetáculo revive a perseguição e prisão de Jesus Cristo

A cidade de Goiás, antiga capital do estado, espera receber cerca de 15 mil pessoas para a Procissão do Fogaréu, tradição local desde o ano de 1745.

Às 23:59 desta quarta-feira (28), as luzes da cidade se apagarão e darão lugar às tochas, que iluminarão um verdadeiro espetáculo ao ar livre, que simboliza a procura e a prisão de Jesus Cristo.

Quarenta farricocos, personagens vestidos de túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, e que representam soldados romanos, partem da porta da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, em direção a escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, local que simboliza onde estaria sendo realizada a última ceia, já dispersa. A procissão segue então para a Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras descrito na Bíblia. A prisão de Jesus é então decretada, sendo representado este momento por um estandarte de linho pintado pelo artista oitocentista Veiga Valle.

A tradição, que nasceu na Espanha e em Portugal, foi levada a Goiás pelo padre espanhol João Perestelo Espíndola e atrai atualmente milhares de pessoas de várias partes do Brasil. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o evento movimenta todos os anos a economia e fortalece os empresários e microempresários da cidade, que no ano de 2001 foi reconhecida pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela exuberante natureza que a circunda.