Estão abertas as inscrições para o Programa Mulheres Empreendedoras

Fonte - Grupo Mulheres empreendedoras
09/04/18 14:40

Programa visa apoiar as micro e pequenas empresarias no desenvolvimento de suas empresas, ampliando sua visão de negócios e potencial de mercado

Estão abertas as inscrições para o Programa Mulheres Empreendedoras, realizado em parceria pelo Sebrae e Grupo Mulheres do Brasil .

São 50 vagas para empreendedoras que devem atender a determinado perfil, como estar no contrato social, ser gestora do negócio, que deve ter mais de um ano de atuação, e ser micro ou pequena empresária (faturamento de 100.000,00 a 4,5 milhões/ano). O período das inscrições ocorrerá até 28 de abril, ou até o preenchimento total das vagas, e podem ser feitas pelo site www.sebraego.com.br (link na página que explica o programa) ou  tirar dúvidas através do 0800 570 0800.

O Programa Mulher Empreendedora seguirá as metodologias aplicadas pelo Sebrae e haverá mentorias e Módulo de Coaching para Empreendedoras, estes dois últimos coordenados pelo Mulheres do Brasil, por meio de empresárias e executivas com grande expertise em suas áreas de atuação.

O conteúdo também contempla diagnóstico empresarial, planejamento estratégico, oficinas de capacitações nas áreas de Empreendedorismo, Finanças, Marketing, Pessoas, Liderança e Inovação. O objetivo do programa, que é gratuito, é que as participantes tenham a oportunidade de acelerar seus negócios por meio da aplicação dos conteúdos que irão receber.

Mulheres do Brasil

O Movimento Mulheres do Brasil foi criado em 2013, por 40 mulheres, com o objetivo de discutir temas e políticas públicas relacionados à violência contra mulher, educação, cultura, igualdade racial, discriminação, além de incentivar o empreendedorismo, ressaltando a importância do engajando das mulheres em uma carreira profissional.

Hoje já são mais de cinco mil mulheres espalhadas pelo país. Em Goiás as líderes do movimento são as executivas Maria Luíza Lima e Helena Ribeiro. Com planos de ações locais, a iniciativa quer dar mais visibilidade à causa das mulheres, trazendo uma reflexão sobre o papel da mulher em cargos públicos e debatendo sobre a violência doméstica. O projeto em Goiânia terá sempre como base os objetivos principais do movimento, com algumas adaptações para a região, focando na realidade que mais precisar ser trabalhada.

Empreendedorismo feminino

Realizada em parceria pelo Sebrae e Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em 2016, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que, entre os brasileiros, as mulheres são as que mais estão interessadas em começar um negócio. A pesquisa mostra que a taxa de empreendedorismo feminino entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, é de 15,4%, já a masculina é de 12,6%.

Pensando em estimular cada vez mais o público feminino, inclusive para que possam empreender também por oportunidade, o Sebrae Goiás tem implantado diversas ações, destaca Luciana Albernaz, com cursos, palestras, programas e projetos. Dentre as ações, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, com a iniciativa de reconhecer e valorizar histórias de mulheres que são exemplos para o empreendedorismo, incentiva empreendedoras a contar suas histórias de sucesso a fim de inspirar outras mulheres. Já com o Projeto Meninas Superempreendedoras, implantado no ano passado, em Aparecida de Goiânia, pelo Sebrae Goiás e parceiros, as meninas participaram de capacitações com temas sobre o mercado de trabalho, inovação, startups e empreendedorismo.

O programa inicia no mês de junho de 2018, com previsão de finalização em Dezembro de 2018. O período de inscrições para a seleção irão até o dia 28 de abril de 2018.