Empresários goianos visitam feira de tecnologia em missão a Israel

Fonte - Imprensa Acieg - Flávia Guerra
10/05/18 16:45

Grupo esteve na Agritech, feira de agricultura considerada um dos maiores eventos do segmento no mundo

Missão oficial comercial organizada pela Câmara de Comércio Exterior (Comex) da Acieg, que embarcou de Goiânia no dia 4 de maio, contando com cerca de 50 empresários goianos, visitaram nesta semana uma das maiores feiras de agrotecnologia do mundo, a 20ª edição da Agritech, em Tel Avivi.

A comitiva, liderada pelo presidente da Acieg, Euclides Siqueira, tem retorno previsto para o próximo dia 13. A feira aconteceu entre os dias 8 e 10, e a expectativa de negócios com o grupo de Goiás gira em torno de R$ 80 milhões. O evento é internacionalmente conhecido por apresentar a tecnologia de ponta que transformou os desertos israelenses em pomares e lavouras de alta produtividade.

Desde o dia em que chegaram a Tal Aviv, considerada o centro financeiro do país, o grupo visitou kibbutz como o Hatzerim e o Naan, considerados referências na técnica de gotejamento, que permitiu que a agricultura se tornasse um ponto forte do país, mesmo em solo altamente salino e seco. Para se ter uma ideia, a Kibbutz Hatzerim é o fundador da Netafim, empresa pioneira na irrigação por gotejamento e tornou-se o principal fornecedor mundial de soluções de irrigação inteligente.  As soluções da Netafim estão ajudando milhões de agricultores a aumentar significativamente seus rendimentos ao mesmo tempo em que economizam água e outros insumos agrícolas.

Durante a missão oficial, os empresários goianos também estiveram no Instituto Volcani, voltado para a pesquisa de plantas e a conservação da água e do solo.  O interesse brasileiro está direcionado a pesquisas em aquicultura, aproveitamento de água,  conservação de grãos em silos, trigo no clima árido e lácteos. Israel possui tecnologia para a produção de até 12 mil litros de leite anual por vaca. Na oportunidade, o presidente da Acieg, Euclides Siqueira, pontuou que o instituto acumula conhecimento na agricultura sob condições áridas, irrigação e melhoramento genético de plantas e animais adaptados para condições adversas. "Tudo o que vimos aqui é de profundo interesse do nosso Estado", resumiu.

A missão, intensamente divulgada em janeiro de 2018, durante visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, aos municípios de Rio Verde e Jataí, no sudoeste goiano, conheceu também a tecnologia das estufas hidropônicas, cultura feita em meio aquoso com nutrientes orgânicos, já aplicada em algumas regiões do Brasil. Apesar da região se caracterizar pelos solos desérticos e a escassez de água e estar cercada por constantes conflitos, plantações de tomates, berinjelas, pimentões e outras hortaliças com até três metros de altura estão entre as inovações, com as mais altas produtividades no mundo.

Segundo o presidente da Comex, Leopoldo Veiga Jardim, os empresários foram divididos em grupo durante o cumprimento da agenda, cada um voltado para sua área de interesse. "Sabemos que a feira traz novidades e oportunidades de negócios com gente do mundo todo, nas áreas de agricultura, irrigação, pecuária e piscicultura. A necessidade de criar tecnologias para superar as condições adversas tornaram Israel umas das nações com mais avançadas técnicas de produção agrícola, com exportação de produtos e conhecimentos", explicou ele, que assumiu interinamente a presidência da Acieg durante a viagem do titular.

A programação em Israel contou com a presença do embaixador Yossi Shelley, que fez questão de acompanhar o grupo brasileiro em cada visita técnica. Assim como fez durante sua última visita a Goiás, quando percorreu propriedades rurais, conversou com produtores e conheceu de perto as técnicas utilizadas na pecuária ou agricultura, Shelley dividiu com os brasileiros as inovações que fizeram de Israel referência em tecnologia agropecuária. Paulo César Vasconcelos, embaixador do Brasil em Israel, ressaltou a relevância da visita e disse que os empresários de Goiás oferecem grandes possibilidades de que as técnicas utilizadas em Israel consigam ainda mais projeção em solo brasileiro.