Acieg e Seplanh discutem projeto de revitalização do Centro de Goiânia

Fonte - Imprensa Acieg
16/05/18 16:53

Ideia é que o centro de Goiânia passe por adaptações que envolvam comerciantes e moradores da região

O secretário municipal de Planejamento e Habitação de Goiânia (Seplanh), Henrique Alves, esteve na Acieg na tarde desta quarta-feira (16),

para apresentar ao presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Euclides Siqueira, o projeto da Prefeitura de Goiânia que tem o objetivo de revitalizar o centro da capital em até quatro anos, trazendo de volta as características do antigo bairro.

Na ocasião, Henrique explicou como deve funcionar a nova lei, cuja minuta já está pronta, mas ainda deve passar por discussões acerca de possíveis mudanças pelas próximas três semanas para só então, ser encaminhada à Câmara dos Vereadores. "A ideia é que nos reunamos com todos os envolvidos para apresentar a proposta e ouvir sugestões", pontuou o secretário.

Conforme a proposta, incentivos fiscais devem ser oferecidos aos integrantes de pólos (comerciais e culturais), novas edificações residenciais, imóveis tombados e classificados como bem cultural ou habitação de interesse social, além de edifícios garagem. Até o momento, estão previstas isenção do IPTU no exercício fiscal seguinte e a redução do ISS para 3% dos imóveis que aderirem à adequação das fachadas.

Segundo o auxiliar, a proposta prevê um período de conscientização dos comerciantes, que terão 12 meses para adequação das fachadas, antes de qualquer sanção. "Eu tenho certeza que o interesse é de todo mundo que convive e trabalha no Centro, porque a revitalização vai movimentar a vida do bairro, tanto no aspecto comercial como cultural. Quando o comerciante souber dos incentivos, não acredito que oferecerá resistência", considerou Alves.

A adequação das fachadas inclui regras para a utilização de letreiros, banners e impõe limites aos conteúdos publicitários, que hoje descaracterizam a arquitetura da região central. A proposta deve uniformizar as identificações das lojas e limitar o espaço utilizado para tal fim. Com a adequação, a Seplanh espera valorizar o ambiente natural e construído e preservar o patrimônio e a memória cultural e histórica. Uma nova reunião deve ser marcada nas próximas semanas, para apresentar o projeto para demais entidades do setor produtivo.