Goiás Sem Fronteiras propõe parceria com Acieg

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
05/06/18 16:01

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, Euclides Barbo Siqueira, se reuniu na segunda-feira (04), na sede da entidade, com a presidente do Conselho Estadual da Juventude, Aava Santiago, e com os diretores da Global Peace Foundation.

O intuito da reunião é sistematizar uma parceria entre a Acieg e o programa Goiás Sem Fronteiras.

Na ocasião, Aava Santiago apresentou o programa do governo, o Goiás Sem Fronteiras e sua intenção na parceria com a Acieg. A proposta é que a entidade possa fazer um diagnóstico nas indústrias e no mercado, para ajudar na seleção dos alunos, além de uma experiência inédita que seria potencializar as edições do Goiás Sem Fronteiras nos municípios.

Para o CEO da Global Peace Foudation, Massimo Trombim, os jovens voltam com uma visão diferente do mundo e deles mesmos. E a função da Acieg seria auxiliar esses jovens a ingressarem no mercado de trabalho.

O presidente da Acieg acredita que com essa oportunidade os jovens podem voltar transformados, e assim, transformar o lugar onde eles residem. “É uma vitrine que pode fortalecer o comércio local”, pontua. Euclides reforça que a parceria pode ser uma excelente oportunidade para o empresário saber que existem em seu município pessoas capacitadas.

O programa Goiás Sem que possui duração de quatro semanas é exclusivo para os alunos da rede pública.  São oferecidos cursos no exterior, no qual compreende as disciplinas de inglês intensivo, competências globais liderança, empreendedorismo, governança e negociação. Em contrapartida, os bolsistas devem realizar palestras para outros alunos, quando retornarem a Goiás.

Apesar de o governo custear para os participantes o material didático, a hospedagem, passagens aéreas e uma bolsa de US$100 semanais para custo diário, ainda há limitações para os jovens se reinserirem no mercado de trabalho. “Quando há limitações do governo, acionamos os parceiros para nos ajudar”, declara Aava.

Em resposta ao convite, Euclides declarou que será uma honra a Acieg participar, mas que ainda precisa ser discutido. “Já deixa marcado na agenda. Vamos trabalhar para saber como podemos sistematizar essa parceria.”, afirma Euclides.

Jovens encarcerados

Na ocasião, Aava Santigo juntamente com a Dra. Cristina Rezende trouxe outra pauta para discussão. Foi apresentada mais uma proposta de parceria para com a Acieg, dessa vez, relacionada à situação dos jovens no Estado de Goiás que estão em situação de cárcere e que precisam ser reinseridos no mercado de trabalho. Euclides Siqueira declarou que irá analisar a proposta, considerando a importância da humanização do cárcere.