Empreendedorismo

Passeio das Águas Shopping recebe Rede Bambu Goiás na Loja Colaborativa durante o mês de junho

Fonte - Interativa Comunicação e Eventos
05/06/18 17:26
131

Neste mês, o projeto participante vai divulgar a cultura do bambu e suas diversas possibilidades de uso

Muito se fala de sustentabilidade e o uso ecológico de produtos como garrafas pet, vidro, madeira, plásticos e por aí vai. O que ainda parece ser novidade no Brasil é a importância do Bambu, tanto para a construção ecológica como para outros usos nobres como móveis, objetos, alimentos, despoluição de águas, etc.

Inclusive, o 14-bis, famoso avião construído pelo brasileiro, Santos Dumond, foi feito com este material. Dada sua durabilidade, resistência, maleabilidade e flexibilidade, o bambu tem infinitas possibilidade de utilização e pode ser plantado em quase todo tipo de solo.

Para mostrar um pouco mais sobre esses benefícios e utilidades da planta, durante o mês de junho, a Loja Colaborativa do Passeio das Águas Shopping vai receber a Rede Bambu Goiás, projeto desenvolvido por professores e mestrandos da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é divulgar a cultura do bambu e suas diversas possibilidades de proveito.

Entre os itens artesanais disponíveis, estão talheres, copos, canecas e outros utensílios de cozinha, além de cestas, arcos e flechas, abridores de garrafa e até uma bicicleta feita de bambu, projeto exclusivo do artista plástico e marceneiro goiano Silberto de Souza. Outra novidade que vai mexer com o paladar é a conserva temperada de broto de bambu, receita exclusiva produzida na Fazenda indaiá, em Caldas Novas.

A Loja Colaborativa também vai abrigar uma mini biblioteca especializada, com livros do mundo inteiro sobre o cultivo e a importância do bambu. Ao longo do mês, o projeto vai levar para o espaço no Passeio das Águas Shopping especialistas para um bate-papo sobre o cultivo dessa planta para quem tiver interesse em conhecer mais sobre seu manejo.

Para Rogério Almeida, coordenador do projeto rede Bambu Goiás, a Loja Colaborativa no Passeio das Águas Shopping é uma oportunidade para disseminar os benefícios dessa matéria orgânica.

Rede Bambu Goiás

 Goiás tem alguns produtores de Bambu, que cultivam a planta há mais de 25 anos. O projeto começou com uma pesquisa pelo professor Rogério Almeida para o uso de bambu em tratamento de esgoto, juntamente com dois alunos de mestrado da Escola de Agronomia. Atualmente, o Estado do Acre tem a maior floresta de Bambu do mundo, mas pouco se utiliza a planta por lá, assim como aqui em Goiás.

A Rede Bambu Goiás busca estruturar a cadeia produtiva do bambu no Estado, que ainda é bastante desarticulada. O projeto também visa baixar o preço da muda de bambu para aumentar a possibilidade de plantio, incentivar pequenos produtores a cultivar a planta e conscientizar as pessoas a usarem o bambu como matéria prima para artesanato, construção civil e até no alimento.

Na UFG, há projetos sendo desenvolvidos para o uso energético do Bambu, como a produção de carvão, além de pesquisas sobre novas espécies da planta, cuja ciência ainda não conhecia. Há também um projeto de intercâmbio em parceria com a China, além de cursos, treinamentos, consultorias e doações de mudas para incentivar o cultivo do bambu no Estado de Goiás.

Serviço:

Loja Colaborativa

Data: Até 30 de junho

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

Local: Em frente à loja da Vivara do Passeio das Águas Shopping

*Estacionamento gratuito para todos os visitantes!

Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás

O pilar de atuação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) é a defesa incondicional do empresariado e dos princípios de organização e união para vencer os novos desafios em um mundo globalizado e competitivo. A história empresarial de Goiás é a própria história de lutas e conquistas da Acieg, iniciada em 1937. Com uma trajetória gloriosa, a Entidade está voltada para o presente e o futuro do nosso Estado.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar