Empreendedorismo

Investidor não sabe calcular ganhos e perdas

Fonte - Gueratto Press
11/09/18 16:22
68

“A maioria dos investidores que aplica sem a ajuda de um especialista, não sabe calcular a rentabilidade líquida, real e descontada a inflação pessoal”, explica Fabrizio Gueratto, Educador Financeiro

Pensando nos gastos, investimentos e variedade de ativos, nota-se a extrema importância e necessidade de desenvolver um processo de planejamento financeiro eficiente.

Daniela Casabona, Assessora Financeira da FB Wealth, André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor e Fabrizio Gueratto, Educador Financeiro do projeto 1Bilhão, comentam sobre a importância de saber calcular a rentabilidade dos investimentos. Só desta maneira é possível saber se a estratégia traçada está correta ou não.

Muitos indivíduos insistem em acreditar na ideia de total independência e capacidade de conduzir suas finanças, mesmo não tendo formação e conhecimento total do assunto. “É como uma pessoa que toma remédios sem a indicação do médico. Com sorte ela pode até ficar curada, mas nunca será da forma mais eficaz. A maioria dos investidores que aplica sem a ajuda de um especialista, não sabe calcular a rentabilidade líquida, real e descontada a inflação pessoal. Além disso, dificilmente está diversificado da forma correta. O brasileiro ainda tem a cultura de querer acertar o investimento da moda para lucrar rapidamente e isso não é planejamento financeiro”, explica Fabrizio Gueratto, Educador Financeiro do projeto 1Bilhão.

Para um projeto de organização financeira é relevante dominar integralmente os impostos de cada investimento, a inflação do período e o aumento do custo de vida daquela pessoa. Os profissionais já desenvolveram uma visão holística e tem conhecimento prático, enquanto o cliente não possui esse olhar. “Ao questionar meus clientes sobre a rentabilidade média de seus investimentos, por exemplo, as respostas mostram incerteza e, até mesmo, inabilidade para com o assunto”, citou Daniela Casabona. Tendo em vista esse aspecto, esses profissionais são mais capacitados para desenvolver um planejamento patrimonial correto, pensando nas metas de curto, médio e longo prazo, por exemplo, o que muitas vezes pode ser desenvolvido de forma ineficiente por indivíduos de outras áreas. O Educador Financeiro André Bona destaca a incapacidade do indivíduo de entender e calcular a rentabilidade de seus fundos e demais investimentos. “Não existe ferramentas fáceis para se apurar o ganho, e as instituições não disponibilizam esse tipo de recurso, dificultando ainda mais. Além disso, como os investimentos são feitos em diferentes momentos e com montantes diversos, o cálculo fica ainda mais difícil. Sem saber o resultado da estratégia traçada, fica difícil saber se o caminho está certo ou errado”, ressalta André Bona.

Observa-se um crescimento no número de pessoas optando por fazer o controle financeiro nos aplicativos para smartphone. Esses dispositivos são importantes para analisar e controlar os gastos, mas servem para calcular os ganhos dos investimentos, nem tão pouco mostram como diversificar da forma correta. Cada indivíduo possui características únicas que nem mesmo a inteligência artificial ou algoritmos são capazes calcular.

 

Gestão Financeira Aplicada Para Gerar Lucro

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar