Carreira

Líderes eficientes nunca perdem espaço no mercado

Fonte -
07/03/17 16:41
307

O importante é se manter atualizado e se capacitar

Para alcançar sucesso na vida profissional não há atalhos ou receitas prontas a seguir. O caminho é longo, mas o resultado dependerá de você. Onde você se vê daqui 10 anos? Quais seus sonhos e ambições? Estas questões devem ser respondidas no momento de traçar seus objetivos.

Para se tornar um líder capaz de entusiasmar sua equipe, trazer resultados e inovar sempre é preciso aprimorar continuamente suas competências. Mas como despertar o espírito de liderança?

Sendo um líder nato, ou não, a verdade é que toda pessoa que está à frente de uma empresa ou projeto precisa estar preparado. Para a psicóloga e presidente do Instituto Alos, Tatiane Avelar, independentemente do perfil, é importante que esta pessoa esteja pronta. “Em alguns locais de trabalho, precisa de um líder comunicativo, motivacional. Em outros, um comando mais silencioso, técnico, que dê exemplo, transmita a seus comandados o que tem de melhor. Mas em ambos os casos, o líder precisa de ter técnica e presença”, pontua a psicóloga.

Como se capacitar? É preciso adquirir algumas habilidades, em um processo contínuo de crescimento. Desenvolver características como flexibilidade, agilidade, se expressar com clareza, além de ser proatividade e criatividade. A verdade é que não há uma receita pronta para se tornar excelente profissional, pois isso depende de muitos outros fatores. No entanto, é importante gostar do que faz e sentir-se realizado.
Na verdade, liderar é muito mais do que um cargo, é algo que se mostra por meio de atitudes consistentes e assertivas.  É preciso atuar ativamente juntos aos seus profissionais, instruir, guiar, delegar, ensinar, acompanhar, planejar, orientar, corrigir as falhas, reconhecer e compartilhar os sucessos.

Por isso, é preciso desenvolver habilidades sempre. Buscar sempre novos conhecimentos por meio de estudo e viagens, por exemplo, são ótimas maneiras de conquistar mais experiências. “É preciso dominar a técnica da sua área e também exercitar seu poder de relacionamento” explica Tatiane. Outros aspectos que devem estar em constante evolução são: respeito, foco, organização, e ainda, a capacidade de avaliar quais são suas habilidades de forma a incentivá-las, fazendo as mudanças que sejam necessárias para que avancem nos projetos. Todas essas habilidades são interdependentes, e fazem toda diferença quando se está a frende de uma equipe.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar