Empreendedorismo

Marketing: um forte aliado na gestão e divulgação da empresa

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
24/09/18 15:36
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Em entrevista à Acieg, o gestor comercial e especialista em marketing digital, Saulo Luz destaca a importância do marketing no fortalecimento e desenvolvimento da empresa. Além de abordar temas como, gestão de marca, planejamento estratégico e os variados tipos de marketing.

                                            

Acieg: De que forma o marketing pode auxiliar no crescimento da empresa?

Saulo Luz: O marketing não é uma ciência, mas sim uma ferramenta dentro da administração. O leque e amplitude que essa ferramenta pode oferecer é grande, pois auxilia de forma inteligente quase todas as vertentes da organização, podendo atuar nas seguintes vertentes: Comunicação: unificando em uma só voz a marca da empresa, tornando eficiente a comunicação interna e externa; compartilhamento inteligente e busca de arquivos e documentos, e atendimento ao cliente desde a captação do cliente ao pós-venda; Gestão de marca: o famoso Branding que tem como objetivo tornar a marca mais valiosa, conhecida, atraente para os consumidores e com valor social. Planejamento estratégico: direcionamento de forças e caminhos a serem seguidos, resultados a serem alcançados em médio e longo prazo e definições de prioridades. Orçamento: definindo verba para ações de publicidade, comerciais ou que seja a caráter de mercado para a busca de resultados; Comercial: o famoso composto de marketing que envolve produto, preço, praça e promoção, e o próprio Departamento de Marketing com diretrizes em mídias digitais, ações externas, merchandisings, publicidade e estudo de mercado.

                 

A- Quais são as melhores formas de trabalhar o marketing dentro da empresa?

S.L: Através da internet em blogs, sites, redes sociais. Softwares de gestão como CRM e softwares de gestão interna como a intranet. Endomarketing e Comunicação através de aplicativos como whatsApp, Messenger e e-mail.  

 

A- Quais são os principais tipos de marketing?

S.L:  Marketing social que fortalece a marca no meio social como atribuições a ecologia, sustentabilidade e cidadania.

Marketing de resultado que engloba todo inbound marketing (marketing digital) que visa atrair o cliente. O inbound tem como objetivo geração e gestão de leads, em: atração através de conteúdos digitais, conversão em venda, fechamento de negócio, fidelização do cliente através de relacionamento (funil de vendas). E também o outbound marketing, que tem como atração reversa do inbound, pois seu conceito é aplicado fora do mundo digital como supermercados, lojas, pinturas, impressos, panfletos, chamadas em jornais, telemarketing etc.

Comunicação Integrada: que engloba o uso simultâneo dos dois tipos de marketing de resultado, potencializando seu resultado e alcance.

Marketing Verde: um conceito voltado ao processo de comercialização de produtos baseados no meio ambiente, como sustentabilidade e ecologia como havia dito, ou seja, é a vinculação estratégia de uma marca, produto ou serviço que está voltada para uma imagem ecologicamente correta diante ao seu público e mercado. Endomarketing voltado para o cliente interno (colaboradores), Marketing Institucional.

 

A- Quais os cuidados que a empresa deve tomar quando o assunto é marketing empresarial?

S.L: Como o marketing empresarial é o conjunto de todo processo da organização, desde a venda ao atendimento do pós venda, os cuidados devem ser tomados rigorosamente através de diagnósticos, mensuração de resultados em cima das metas esperadas, acompanhamento da imagem da empresa online e off-line, atendimento em sincronia com comercial e financeiro, estudos de mercado atualizados constantemente, verbas disponíveis para ações de marketing, e a elaboração inteligente dos 4 p’s como Produto, Preço, Praça e Promoção.

 

A- Qual o meio mais eficaz de marketing para divulgação da empresa?

S.L: É relativo, mas o meio atual de maior resultado é o digital com canais de website, blogs, redes sociais e pontos de localização e pesquisa no Google. A tendência que começou em meados dos anos 2000, tende a ser absoluta em 3, 4 anos nos mercados nacional e internacional, diante da estruturação mais eficiente da internet no país e maior facilidade de acesso.

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