Recrutamento digital ganha cada vez mais espaço nas organizações

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
02/10/18 15:29

Quando uma organização/empresa precisa recrutar um talento para a equipe, ela precisa divulgar essa vaga para atrair os candidatos, porém com a utilização da tecnologia esse processo de recrutamento vem evoluindo. O recrutamento digital surge aos poucos e ganha cada vez mais espaço nas organizações.

Mas afinal, o que é recrutamento digital?

Fellipe Silvester, consultor de gestão organizacional explica que recrutamento digital é quando a organização divulga vagas de emprego no meio virtual, por meio de páginas especializadas. “Ela recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. A plataforma também permite a visualização das vagas disponíveis e concorridas pelo candidato na organização”, conclui Silvester.

Em alguns processos a organização pode incluir testes virtuais, por exemplo, quando a vaga disponível necessita o conhecimento de uma ferramenta específica. Além disso, a comunicação pode ser feita pela plataforma ou e-mail, inclusive para as convocações e devolutivas das etapas da seleção.

Gerenciamento da demanda

Ao falar em recrutamento digital o fundamental para administrar a demanda é conhecer a ferramenta e como ela funciona. Outra dica é conquistar parcerias solidas com as empresas que vão prestar esse tipo de serviço à organização.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin (considerada a maior rede social profissional), a necessidade de uma contratação mais assertiva e com menor custo é uma tendência ainda mais forte para 2020. “Por isso o recrutamento digital vai continuar sendo essencial para recrutamento de talentos”, ressalta Silvester.

Vantagens

Há inúmeras vantagens quando o recrutamento e seleção de profissionais são feitos por meio das plataformas digitais, tais como, a organização conquista maior agilidade no processo, realiza uma melhor gestão, consegue ser mais assertiva e ainda identifica futuros talentos.

Silvester destaca sete vantagens da utilização deste meio de recrutamento.

1- Muito mais que apenas o currículo.

Esse meio vai além que base de currículos. No recrutamento digital, o Rh pode transmitir conhecimentos pertinentes ao processo seletivo, como dicas para se comportarem em uma entrevista, informações sobre a empresa e as diretrizes da organização, além de dicas de linguagem corporal e outras coisas. Neste caso essa base de dados, proporciona informação e conhecimento aos futuros candidatos.

2- Profissionais Certos na oportunidade certa

Quando o recrutamento digital é realizado de forma correta e inteligente, filtrando as principais características desejadas para o profissional e cargo, maiores serão as chances de o recrutador encontrar profissionais com o perfil adequado para a vaga.

3- Gerenciamento das oportunidades

O recrutamento digital permite que as vagas sejam bem gerenciadas, pois estão em um ambiente virtual no qual podem ser alteradas, excluídas ou renovadas. Com isso o recrutador consegue ser mais assertivo.

4- Poder de Alcance

O recrutador digital e as plataformas digitais permitem que a vaga tenha alcance e amplitude, abrangendo profissionais de várias regiões. Tudo isso facilita o encontro do perfil ideal, pois mesmo estes profissionais estando longe, podem ter todas as características e habilidades que sua empresa precisa.

5- Banco de Dados atualizado

É mais fácil gerenciar e atualizar vários dados digitais, que uma pilha de currículos impressos. A cada formação e ampliação de conhecimento do candidato, ele pode entrar no portal e fazer a atualização de suas informações.

6- Terceirização

A área de RH pode terceirizar o processo de seleção às empresas especializadas para a busca dos melhores profissionais, pois o banco de dados irá fornecer informações necessárias  para direcionar apenas os profissionais que atendem uma necessidade específica da organização.

7- Inovação e Tecnologia

O recrutamento digital permite que vários processos sejam automatizados, gerando uma maior assertividade nas contratações, desse modo, os profissionais de RH podem contar com a tecnologia para facilitar o dia a dia.

De acordo com Silvester, recentemente um levantamento realizado pelo Linkedin e a Price Waterhouse Coopers Auditores, concluiu que em todo mundo são desperdiçados, a cada ano, 19,8 Bilhões em contratações malsucedidas. Ou seja, investir em recrutamento digital pode ser uma excelente oportunidade de acertar nas escolhas de bons profissionais para qualquer empresa.

O processo de recrutamento digital auxilia as empresas a reduzir os seus custos com uma má contratação. E quando a empresa não possui condições de ter uma ferramenta exclusiva de gerenciamento, ela pode propor parcerias com empresas especializadas ou ainda utilizar as próprias redes sociais.