Tecnologia

Recrutamento digital ganha cada vez mais espaço nas organizações

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
02/10/18 15:29
173

Quando uma organização/empresa precisa recrutar um talento para a equipe, ela precisa divulgar essa vaga para atrair os candidatos, porém com a utilização da tecnologia esse processo de recrutamento vem evoluindo. O recrutamento digital surge aos poucos e ganha cada vez mais espaço nas organizações.

Mas afinal, o que é recrutamento digital?

Fellipe Silvester, consultor de gestão organizacional explica que recrutamento digital é quando a organização divulga vagas de emprego no meio virtual, por meio de páginas especializadas. “Ela recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. A plataforma também permite a visualização das vagas disponíveis e concorridas pelo candidato na organização”, conclui Silvester.

Em alguns processos a organização pode incluir testes virtuais, por exemplo, quando a vaga disponível necessita o conhecimento de uma ferramenta específica. Além disso, a comunicação pode ser feita pela plataforma ou e-mail, inclusive para as convocações e devolutivas das etapas da seleção.

Gerenciamento da demanda

Ao falar em recrutamento digital o fundamental para administrar a demanda é conhecer a ferramenta e como ela funciona. Outra dica é conquistar parcerias solidas com as empresas que vão prestar esse tipo de serviço à organização.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin (considerada a maior rede social profissional), a necessidade de uma contratação mais assertiva e com menor custo é uma tendência ainda mais forte para 2020. “Por isso o recrutamento digital vai continuar sendo essencial para recrutamento de talentos”, ressalta Silvester.

 Vantagens

Há inúmeras vantagens quando o recrutamento e seleção de profissionais são feitos por meio das plataformas digitais, tais como, a organização conquista maior agilidade no processo, realiza uma melhor gestão, consegue ser mais assertiva e ainda identifica futuros talentos.

Silvester destaca sete vantagens da utilização deste meio de recrutamento.

1- Muito mais que apenas o currículo.

Esse meio vai além que base de currículos. No recrutamento digital, o Rh pode transmitir conhecimentos pertinentes ao processo seletivo, como dicas para se comportarem em uma entrevista, informações sobre a empresa e as diretrizes da organização, além de dicas de linguagem corporal e outras coisas. Neste caso essa base de dados, proporciona informação e conhecimento aos futuros candidatos.

2- Profissionais Certos na oportunidade certa

Quando o recrutamento digital é realizado de forma correta e inteligente, filtrando as principais características desejadas para o profissional e cargo, maiores serão as chances de o recrutador encontrar profissionais com o perfil adequado para a vaga.

3- Gerenciamento das oportunidades

O recrutamento digital permite que as vagas sejam bem gerenciadas, pois estão em um ambiente virtual no qual podem ser alteradas, excluídas ou renovadas. Com isso o recrutador consegue ser mais assertivo.

4- Poder de Alcance

O recrutador digital e as plataformas digitais permitem que a vaga tenha alcance e amplitude, abrangendo profissionais de várias regiões. Tudo isso facilita o encontro do perfil ideal, pois mesmo estes profissionais estando longe, podem ter todas as características e habilidades que sua empresa precisa.

5- Banco de Dados atualizado

É mais fácil gerenciar e atualizar vários dados digitais, que uma pilha de currículos impressos. A cada formação e ampliação de conhecimento do candidato, ele pode entrar no portal e fazer a atualização de suas informações.

6- Terceirização 

A área de RH pode terceirizar o processo de seleção às empresas especializadas para a busca dos melhores profissionais, pois o banco de dados irá fornecer informações necessárias  para direcionar apenas os profissionais que atendem uma necessidade específica da organização.

7- Inovação e Tecnologia 

O recrutamento digital permite que vários processos sejam automatizados, gerando uma maior assertividade nas contratações, desse modo, os profissionais de RH podem contar com a tecnologia para facilitar o dia a dia.

De acordo com Silvester, recentemente um levantamento realizado pelo Linkedin e a Price Waterhouse Coopers Auditores, concluiu que em todo mundo são desperdiçados, a cada ano, 19,8 Bilhões em contratações malsucedidas. Ou seja, investir em recrutamento digital pode ser uma excelente oportunidade de acertar nas escolhas de bons profissionais para qualquer empresa.

O processo de recrutamento digital auxilia as empresas a reduzir os seus custos com uma má contratação. E quando a empresa não possui condições de ter uma ferramenta exclusiva de gerenciamento, ela pode propor parcerias com empresas especializadas ou ainda utilizar as próprias redes sociais.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar