Mercado

Processo de tomada de decisão dos consumidores: como isso influencia suas vendas

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
03/10/18 15:03

Entender o processo de tomada de decisão dos consumidores tem despertado o interesse dos lojistas. Afinal, compreender como funciona este processo é essencial para conseguir influenciá-los de forma positiva.

Mas afinal, o que significa o processo de tomada de decisão dos consumidores?

A resposta é simples. Trata-se das etapas pelas quais os consumidores passam até optar por um produto ou outro e por uma loja ou outra.

São elas:

Etapa1 - Insatisfação

É quando o consumidor percebe que possui um problema, um incômodo e que não está satisfeito.

Etapa 2 - Busca pela solução

O consumidor começa a buscar soluções para resolver seu problema, insatisfação ou seu incômodo.

Etapa 3 - Avaliação das possibilidades

Após a pesquisa, o consumidor pode chegar a uma série de possibilidades que lhe atendem. A próxima etapa é avaliar cada uma delas.

Etapa 4 - A decisão

Enfim, chega à etapa de escolher. É hora de tomar uma decisão e efetuar a compra.

Etapa 5 - Pós-compra

Essa é uma das etapas mais importantes e às vezes acaba sendo esquecida pelos lojistas. Esse é o momento de garantir que o cliente está satisfeito com a sua compra e pedir a opinião dele sobre o assunto. Essa atitude é extremamente valiosa para melhorar o relacionamento com o cliente e fidelizar.

Os quatro tipos de comportamentos de compra

1- Comportamento complexo de compra

É quando a compra possui preço elevado, fora do habitual e com diferenças relevantes entre as opções disponíveis no mercado.

2- Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida

É quando a compra possui um preço elevado, fora do habitual, mas o consumidor não vê grandes diferenças entre as opções disponíveis.

3- Comportamento de compra habitual

É quando a compra possui um preço razoável, é habitual e o consumidor não vê grandes diferenças entre as opções que estão disponíveis.

4- Comportamento que busca variedade na compra

É quando a compra possui um preço baixo, e o consumidor enxerga diferenças entre as opções disponíveis. Entretanto, o cliente gosta de buscar novidades.

Saiba mais no Workshop Marketing e Vendas, que ocorrerá no dia 27 de novembro, na Acieg.