Liderança e Estratégia são Inseparáveis

Fonte - Dobson F. Borges
05/10/18 14:51

Artigo feito por Dobson F. Borges

Liderar é ter seguidores que fazem da sua causa a deles. Não significa simplesmente o exercício de exercer poder sobre os outros e sim o exercício de poder fazer desses outros, pessoas mais felizes e realizadas. Representa, acima de tudo, desenvolver novos líderes.

Na ESADE Business School, tive a honra de aprender mais sobre Liderança com o professor Norbert Monfort, um ser iluminado e muito inspirador que, não só falou sobre o que significa liderar, mais liderou a turma de forma genial. Durante essa condução, o brilhante prof. Monfort fez uma criativa analogia sobre o líder e o Quarteto Fantástico[1] Ele nos mostrou que para liderar temos que desenvolver os ‘superpoderes’ encontrados em cada um dos quatro heróis: Flexibilidade, Força, Invisibilidade e Fogo (Paixão).

A literatura sobre Liderança é tão grande quanto a carência de líderes no mercado. Tudo indica que não é uma questão saber o que fazer, mas principalmente de fazer acontecer. Para fazer acontecer você precisará tanto de Gente quanto de uma Estratégia bem definida e estruturada. É aqui que poderei te ajudar.

Para reforçar, pego emprestada as palavras dos experts Norton e Kaplan, quando afirmam que em algumas empresas, pelo menos 50% das Pessoas em posição de Liderança estão trabalhando muito abaixo do patamar apropriado.

A Liderança e a Estratégia são inseparáveis, pois, reforçam mutualmente praticamente a mesma coisa: mostra o caminho a seguir e faz com que siga pelo caminho definido. Enquanto a Estratégia é a representação do caminho ou rota a seguir, a Liderança faz com que as Pessoas deem o melhor de si, dentro de um comportamento exemplar, sempre orientado pelo caminho definido.

A Estratégia é a parte hard e a Liderança a soft. Idêntico a um computador, pouco ou nada adianta ter o hardware sem nenhum software, ou vice e versa. O computador só irá nos ajudar tendo os dois.

Por que investir em Liderança Genial? Esse é um dos primeiros questionamentos que o Dr. Ômar Souki fez ao abordar o tema Liderança e Genialidade Empresarial[2].  A resposta trazida por ele é rica tanto em simplicidade quanto em clareza. O líder se faz na ação, não nos estudos! É na ação que se destacam e diferenciam. O Dr. Souki descobriu que Gates, Disney, Turner, Einstein, Edison e tantos outros, se tornaram líderes geniais por meio da ação maciça e congruente. Esses caras não só transformaram a si próprios, mas também transformaram o mundo.

E você, também deseja transformar o seu negócio e também o mundo? Ou seria transformar o mundo e, por consequência, o seu negócio?!

Saiba mais no workshop para Líderes, que acontecerá no dia 27 de novembro, na Acieg’.

* O prof. Dobson Ferreira Borges é autor de quatro livros e é um conceituado professor de Estratégia nos cursos de MBA e de pós-graduação de importantes instituições brasileiras. Em 2014, foi convidado para ser professor associado da ESADE Business School, uma das mais conceituadas escolas de educação executiva do mundo. É co-fundador da Simeon, tendo sido o CEO por 13 anos, até a sua saída da empresa e está criando a DOMANI, com o desafio de se tornar a maior rede de consultoria em gestão das Américas. Especializado em apoiar as companhias na transformação da estratégia em ação, visando o alcance dos resultados financeiros, ele orienta líderes e gestores para atingirem crescimento lucrativo do negócio, aconselhando em questões-chave com a busca da Excelência e desenvolvimento de líderes. Atualmente, é consultor, assessor e membro de conselho de importantes organizações nacionais.

Contatos: www.tuodomani.com /  55 62 3921-5616 /   dobson@tuodomani.com

[1] O Quarteto Fantástico é uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos criados durante a década de 1960 por Stan Lee e Jack Kirby. Este grupo também foi conhecido por Os Quatro Fantástico.

[2] SOUKI, Ômar. Liderança & genialidade empresarial. São Paulo, Editora Academia da Inteligência, 2007.