Qual é o status da sua empresa em relação à inovação?

Fonte - Selene Machado Assessoria de Comunicação
06/12/18 16:16

Neo Ventures, aceleradora corporativa, desenvolve ferramenta gratuita que identifica em qual estágio a empresa se encontra em relação à inovação

Inovar é um processo complexo que exige gestão estratégica, alinhamento com as tendências do mercado, mudanças na cultura da organização e em alguns casos, investimento.

Mas hoje, criar é uma necessidade e para incentivar as empresas a trabalharem a inovação e a compreenderem como ela pode ser aperfeiçoada ou implantada internamente, a Neo Ventures, que realiza e executa projetos inovadores, desenvolveu a Neo Mapa da Inovação, uma ferramenta de consultoria no assunto, que pode ser acessada gratuitamente no portal neoventures.global.

“Nossa intenção é que esse diagnóstico ajude as empresas a identificarem onde podem atuar para desenvolver, estimular ou melhorar a inovação em seus negócios”, destaca Bruno França Pádua, co-founder e diretor executivo da Neo Ventures.

Segundo ele, para elaborar a ferramenta, foram considerados alguns critérios técnicos e estabelecidos parâmetros a partir da expertise da equipe da Neo no campo da inovação, junto a empresas nacionais e

multinacionais. “Somamos a experiência de mais de 12 anos da equipe nos campos da tecnologia e da inovação para auxiliar empresas a se desenvolverem cada vez mais nessas áreas e ainda a fazerem parcerias com startups e centros de tecnologia”, diz.

Para Bruno, parcerias como essas são diferenciais competitivos para a sobrevivência e a transformação das instituições, sobretudo na era da indústria 4.0.

Ao todo, mais de 50 grandes e médias empresas já receberam o serviço de algum membro da Neo. Além disso, cerca de 550 startups foram aceleradas e aproximadamente 5,5 mil startups avaliadas com o suporte dos consultores da empresa.

Como funciona o Neo Mapa da Inovação:

O interessado em fazer o diagnóstico, deve preencher um formulário que traz questões de variados aspectos, como: orçamento, planejamento estratégico, capacitação de funcionários, colaboração com startups, entre outros. As respostas serão analisadas pela equipe da Neo, que, em seguida, realizará um diagnóstico, a partir das informações e enviará por e-mail para quem respondeu o formulário.

“Com o diagnóstico a pessoa pode refletir sobre o que pode ser melhorado, qual esfera deve ser valorizada, e ainda perceber se está investindo muito em inovação interna, mas, deixando de lado o desenvolvimento de novos produtos e processos, ou mesmo se teve excelentes resultados com relacionamento entre startups, mas pouca inovação interna, por exemplo. Existem vários cenários possíveis e o diagnóstico mostra como melhorar como um todo o processo de inovação no ambiente corporativo” enfatiza Bruno.

Qualquer empresa pode utilizar o serviço de consultoria da Neo e o diagnóstico considera o estágio de inovação com base na categoria da empresa. “Muitos profissionais e empresários ainda acreditam que a inovação é para grandes empresas e startups, mas o fato é que qualquer um pode inovar, sejam pequenas, médias ou grandes instituições,” finaliza.