5 ferramentas essenciais para negócios de qualquer porte

Fonte - Pequenas Empresas e Grandes Negócios
13/12/18 15:43

Conheça algumas das principais alternativas para gerar inovação, alcançar metas e faturar alto em 2019

Diante do atual cenário, é praticamente impossível prever como ficará o ambiente de negócios brasileiro em 2019. Os consultores recomendam fazer planos com três enfoques diferentes: pessimista, conservador e otimista.

“As empresas devem estar preparadas para o que pode dar errado, e definir alternativas no caso de uma variação acentuada de câmbio, por exemplo, ou da necessidade de renegociar com colaboradores”, afirma Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers. “Quem não planejar direito vai passar a maior parte de 2019 apagando incêndios.”

O planejamento estratégico reduz o impacto de fatores imprevisíveis, garante o controle sobre os negócios e permite correções de rumo. “O objetivo é obter uma visão panorâmica da empresa para escolher a melhor rota a seguir”, diz Eduardo Bezerra, da consultoria Exection. “Conhecer as vulnerabilidades é o primeiro passo para se precaver”, afirma Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper.

Abaixo, confira cinco ferramentas essenciais para negócios de qualquer porte:

GPD

O gerenciamento pelas diretrizes é voltado primordialmente para gerentes, coordenadores e analistas. É um método com ênfase na disciplina e na inovação. Desenvolve o planejamento passo a passo, com flexibilidade para possíveis mudanças.

BSC

Os mapas de causa e efeito do Balance Scorecard fragmentam a empresa em mais de 20 etapas em cascata para compreensão clara do funcionamento de cada área. É recomendada para empresas médias e grandes, com estrutura mais complexa.

Swot

Ferramenta de análise do cenário que fornece elementos para o planejamento estratégico de empresas de qualquer tamanho. Faz um diagnóstico do negócio, evidenciando seus pontos fortes e fracos e mostrando possíveis riscos e oportunidades.

Canvas

Este modelo prevê sete passos de gestão no processo de criar e entregar valor para o cliente. COm os dados, é montado um quadro com foco no produto, ajudando a responder perguntas sobre o seu diferencial, os custos de produção e o mercado a ser atingido.

OKR

Metodologia que fornece um conjunto de metas inter-relacionadas a ser alcançadas - significa "oportunidades e resultados-chave" em inglês. É voltada para o aumento de produtividade e orienta os profissionais da empresa na otimização dos esforços.