Estilo de Vida

Como obter lucro por meio da Gestão do Tempo

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
10/01/19 15:11

Saber lidar com a gestão do tempo pode fazer toda a diferença nos negócios, além de contribuir no desempenho profissional e na lucratividade. Por isso, para ser um excelente empreendedor, ter uma boa gestão do tempo deve ser prioridade. Pois com tantas demandas, é comum se perder nas atividades, no gerenciamento do tempo e das prioridades.

Mas afinal, o que é gestão de tempo?

A educadora financeira, Aline Soaper explica que é a habilidade de saber usar o tempo da melhor forma para alcançar os melhores resultados. “Todas as pessoas estão o tempo todo fazendo a gestão do próprio tempo, mas sem estar consciente disso. As pessoas precisam compreender que são gestores do próprio tempo e que são responsáveis em fazer o melhor uso dele”, esclarece.

Gerir o próprio tempo de forma eficaz não está relacionado apenas com a organização da agenda, vai muito, além disso. Está associado diretamente com o rendimento que se pode alcançar nos negócios. Soaper, afirma que o lucro de uma empresa está totalmente ligado à capacidade produtiva dos líderes, funcionários e colaboradores. “Uma má gestão do tempo traz desperdício, perda de qualidade e principalmente a perda de produtividade”, declara Soaper.

A educadora financeira também explica que para fazer uma gestão do tempo de forma eficaz o primeiro passo é definir quais são as prioridades do mês, da semana, do dia, e a partir dessas prioridades definir as ações. “O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas controlam o tempo baseado nas urgências e deixam de cuidar de ações estratégicas que são muito importantes para o desenvolvimento da empresa, dos projetos e da própria vida”, elucida.

Para isso, o empresário precisa ter consciência que no dia a dia é indispensável colocar limites para o tempo que dedica a cada uma de suas atividades. Ou seja, “Se ele passar todo o tempo ouvindo as demandas dos colaboradores, nunca terá tempo para pensar nas estratégias do negócio, se passar todo o tempo na estratégia, não vai conseguir identificar os desafios dos funcionários ou dos clientes” exemplifica Soaper. Por isso, sempre tenha clareza das prioridades do negócio e saiba organizar o tempo de forma a atender as demandas mais importantes e não apenas as mais urgentes.