Estilo de Vida

Como alcançar objetivos profissionais e financeiros em 2019

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
22/01/19 08:00

Primeiramente, você já definiu quais são os seus objetivos profissionais e financeiros? Com a crise que assola o país há anos, fica mais difícil alcançar esses objetivos, mas ainda há esperança. Porém, para atingir esses propósitos é preciso ter dedicação em todas as atividades realizadas entre outros requisitos.

Para que o trabalho como um todo seja realizado da melhor maneira e suas metas sejam alcançadas, é necessário entender o que isso significa. Desse modo, separamos algumas dicas para te ajudar nesse propósito.

Primeiramente, podemos definir esses objetivos como metas que uma pessoa ou empresa estipulam para serem realizadas no curto ou longo prazo. Para alcança-los é necessário ter planejamento, fazer uma análise periódica dos resultados e ajustes necessários para evitar qualquer tipo de desvios no resultado projetado.

O consultor financeiro, Sérgio Tavares, explica que para isso acontecer é necessário ter responsabilidade com prazos e metas estabelecidos, para que não ocorram desvios no planejamento feito inicialmente, além de saber trabalhar em equipe para que a união seja a força e a soma das diferentes potencialidades de cada membro da equipe e assim, gere a melhor produtividade possível. Outro passo que Tavares aconselha a seguir é saber desenvolver a resiliência, ou seja, saber ouvir o outro, aceitar críticas, reconhecer erros e buscar sempre evoluir como profissional e como pessoa.

Para alcançar objetivos financeiros, Tavares alerta que é preciso, antes de qualquer coisa, ter um bom planejamento, ou seja, criar uma rotina de controle de todas as variáveis que norteiam a situação financeira de uma pessoa: rendimentos, custos fixos, custos variáveis, empréstimos, cartão de crédito e investimentos.

De acordo com o consultor financeiro “É importante checar periodicamente o extrato bancário e a fatura de cartão de crédito para evitar qualquer surpresa no fim do mês e antecipar qualquer desencaixe financeiro que possa ocorrer, além de estudar o que está sendo gasto demais e que pode ser cortado do orçamento para criar uma poupança para investimentos e fundo de emergência”, explica.

Fazer uso de ferramentas de controle auxilia na manutenção da disciplina e do foco para conseguir atingir aos objetivos. “Elas podem ser criadas por meio de planilhas, softwares de gestão no computador ou até mesmo aplicativos no celular”, elucida Tavares.

O essencial é criar uma rotina para checar periodicamente que os controles vêm sendo feitos de forma efetiva e que os resultados serão atingidos conforme o esperado. “Caso a pessoa ou o dono de empresa tenha dificuldade em fazer este acompanhamento um consultor financeiro é a melhor opção para garantir que o trabalho seja feito de forma assertiva e sem riscos”, orienta Tavares.