Íris Resende assina convênio e adere à Redesim

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
26/02/19 18:03

Por intermédio da Acieg, Prefeitura de Goiânia assina convênio da RedeSim com Junta Comercial

A Prefeitura de Goiânia assinou na manhã desta terça-feira (26), junto com Eliene Feitosa, presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), um convênio para a integralização do município a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o Portal do Empreendedor Goiano.

Esse convênio irá possibilitar a abertura de empreendimentos na capital via internet, integrando o processo de formalização de empresas, em todos os âmbitos, federal, estadual e municipal.

O projeto ficou parado há mais de cinco anos, mas por intermédio do presidente da Acieg, Euclides Barbo Siqueira, que participou de todas as reuniões, o convênio foi assinado pelo prefeito Iris Rezende e pela Junta Comercial (Juceg).

Durante a assinatura, o prefeito pontuou o desenvolvimento do comércio na capital. “Cada bairro tem um comércio sofisticado. Gente do país inteiro vem comprar em Goiânia. Isso ocorre graças ao aperfeiçoamento do atendimento e da qualidade”, concluiu.

De acordo com Celso Camilo, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) a RedeSim vai agilizar a criação de uma empresa com menos burocracia. Ele explica que o convênio é importante para a cidade, já que serão integrados os dois sistemas, de licenciamento e alvarás.

O prazo para completar a integração é de dois meses.  Para a presidente da Juceg, Eliene Feitosa, a capital avança rapidamente na modernização da gestão. “Este sistema é um ganho para o meio empresarial. Dentre as vantagens, podemos citar a atualização on-line dos cadastros, a diminuição no tempo de tramitação e a oferta ao cidadão de transparência no acompanhamento do seu processo dentro de uma mesma plataforma”, pontuou.

Euclides que esteve envolvido desde o inicio parabenizou Eliene pela iniciativa e destacou sua representatividade na Acieg, declarando seu apoio a Junta Comercial nesse projeto. Euclides também falou da importância desse passo para o desenvolvimento de Goiás. “Devido a esse passo dado, Goiás que estava em último lugar na RedeSim, passa a ocupar a quinta posição”.

Além de todos os já mencionados, participaram da assinatura do convênio os titulares da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Henrique Alves), Secretaria Municipal de Finanças (Alessandro Melo), Agência Municipal de Meio Ambiente (Gilberto Marques Neto) e Secretaria Municipal de Saúde (Fátima Mrué), além do gerente de Tecnologia da Informação e RedeSim da Juceg, Silvio Silva Miranda Filho.

Sobre o Portal do Empreendedor

A nova plataforma vai permitir a integração entre o Sistema de Registro da Juceg (responsável pelos atos de abertura, alteração e baixa de empresas) e o Sistema que reúne vários entes da Cadeia de Formalização Empresarial (Secretaria da Fazenda, Meio Ambiente, Bombeiros e Vigilância Sanitária), além de órgãos federais, como a Receita Federal, e as Prefeituras dos órgãos envolvidos.

O projeto que integra a Redesim tem como objetivo dar unicidade aos processos de formalização de empresas, além de cria uma rede de compartilhamento dos dados entre seus participantes.

Fotos:Paulo José