Mercado

Mercado de investimento: entenda seu funcionamento e como começar

Fonte - Blog TG Core
20/03/19 16:05
165

O mercado de investimento pode parecer um bicho de sete cabeças. São muitos termos, aplicações e fatores que fazem esse setor ser tão fascinante e, ao mesmo tempo, complexo. Pensando nisso, resolvemos esclarecer os principais pontos sobre esse ambiente para que você possa não só entendê-lo, mas também saber como aplicar. Confira!

Como funciona o mercado de investimento?

O mercado financeiro é essencialmente um setor no qual acontecem transações de compra e venda de valores. Nesse contexto, são negociados desde ações, títulos e moedas, até ouro e produtos agrícolas. Diferentes agentes são responsáveis por essas operações e há instituições que regulamentam o mercado.

A ideia do mercado de investimento é, por um lado, financiar empreendimentos e, por outro, permitir que investidores apliquem o seu capital em busca de uma rentabilidade.

Quem participa do mercado de investimento?

Aqui, vamos falar sobre os principais agentes do setor. Entenda!

Investidores

O investidor é aquele que tem a capital e pode ser tanto uma pessoa física, quanto jurídica. É ele que dispõe do dinheiro para aplicar no investimento. O seu objetivo é obter lucro, multiplicar aquilo que aplicou.

Traders

trader é uma pessoa física que compra e vende ativos com o propósito de se beneficiar da volatilidade das operações. Isto é, para ele, o que importa são as transações e não o ativo. Por isso, os traders não costumam ficar com um investimento por muito tempo.

Bancos

Os bancos podem ser tanto os reguladores, como é o caso do Banco Central, quanto os que oferecem os produtos para investimentos.

Gestoras de investimento

São as que gerenciam as transações dos agentes. Essencialmente, as gestoras de investimento trabalham para que os recursos fornecidos pelos investidores tragam lucro. No Brasil, as gestoras são reguladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e devem seguir as normas da instrução CVM 558.

Como começar a investir no mercado?

O mercado não é um bicho de sete cabeças, porém, para os iniciantes, ele pode parecer mais complexo do que realmente é. Por isso, é importante tomar algumas providências na hora de começar a investir nesse setor.

Primeiro, é fundamental entender a fundo o funcionamento do mercado de investimento. Além disso, é necessário conhecer os tipos de investimentos existentes e suas particularidades. Dentre outros elementos, vale a pena analisar se o ativo é de renda fixa ou variável, qual sua rentabilidade ou o índice de referência, sua liquidez e o risco.

Saiba também quem é você no mercado. Você pretende ser um investidor ou um traderQual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou agressivo? Essas são informações importantes que ajudarão você a elaborar uma melhor estratégia de investimento.

Por último, mas não menos importante, escolha uma boa corretora. É muito importante pesquisar sobre as gestoras disponíveis. Nesse quesito, três pontos devem ser considerados na escolha: a segurança, as tarifas cobradas e o atendimento.

De fato, dá para perceber como, com um conhecimento adequado, o mercado de investimento é bem mais simples do que parece. 

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar