Mercado

Pequenos negócios geram mais empregos

Fonte - Administradores
09/03/17 10:26
480

Se comparado ao mesmo período do ano passado, o resultado representa um incremento de 134%

As micro e pequenas empresas foram as que mais geraram empregos no primeiro mês de 2017. Enquanto os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo de 27,3 mil contratações com carteira assinada, as médias e grandes fecharam 68,8 mil postos.

A administração pública incorporou ao seu quadro de servidores 671 trabalhadores. Os dados são do levantamento feito mensalmente pelo Sebrae com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, o resultado representa um incremento de 134%. Em janeiro de 2016, as micro e pequenas empresas incorporaram 11,6 mil novas vagas. “A estabilização da inflação e a queda dos juros podem ser alguns dos fatores que influenciaram esse desempenho positivo”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Serviços e a Indústria de Transformação foram os principais responsáveis por essa performance. Cada um deles contratou, respectivamente, 21,7 mil e 18,2 mil trabalhadores. A Agropecuária e a Construção Civil também apresentaram resultados positivos, de 11,3 mil e 4,1 mil vagas. Já o Comércio encerrou 28,8 mil postos de trabalho.

Afif destaca que essa é mais uma prova do quanto as micro e pequenas empresas podem ajudar na retomada do crescimento econômico. Segundo ele, governo e Congresso Nacional devem lutar por medidas que assegurem o tratamento diferenciado previsto na Constituição. “Facilitar o acesso ao crédito, flexibilizar as leis trabalhistas com a regulamentação de terceirização e a simplificação e a redução dos impostos são medidas que incentivarão as contratações pelos pequenos negócios”, aposta.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar