Banco Mundial discutirá com a sociedade nova estratégia para o Brasil

Fonte - Agência Brasil
10/03/17 09:46

As consultas serão realizadas de forma presencial e também por meio da internet

O Banco Mundial no Brasil iniciará uma série de consultas com diversos setores da sociedade brasileira, academia, governo e setor privado, para discutir a nova estratégia de parceria com o País. O documento orientará o trabalho da instituição no Brasil deste ano até 2023.

A estratégia, construída a partir de um relatório de diagnóstico lançado em maio do ano passado, contém três pilares fundamentais: eficiência no gasto público de modo a melhorar os serviços básicos prestados à população e o sistema de seguridade social; estímulo ao investimento privado, à produtividade e à criação de empregos, através da criação de um ambiente de negócios mais competitivo e criação de uma linha de projetos financiáveis em áreas críticas de infraestrutura, como energia, água, transporte e logística.

O terceiro pilar fundamental é a importância de garantir um desenvolvimento sustentável, com apoio à agricultura sustentável e de baixas emissões de carbono, ao investimento em fontes energéticas renováveis e à melhoria do planejamento urbano, entre outros itens.

Oportunidades

Ao falar sobre a importância de discutir esse trabalho com a sociedade brasileira, o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, destacou que o País "enfrenta atualmente o desafio de construir uma economia que ofereça oportunidades a todos os cidadãos. Por isso, é importante que todos tenham oportunidade de expressar suas opiniões sobre a nova estratégia [a ser adotada pelo banco]."

As consultas serão realizadas de forma presencial, em diversas regiões do Brasil, e também por meio da Internet. Mais informações estão disponíveis no site www.bancomundial.org.br.