Carreira

8 dicas para aumentar sua empregabilidade

Fonte - BSSP CENTRO EDUCACIONAL
20/05/19 16:34

Atualmente vivemos uma vulnerabilidade econômica, política, social e financeira no Brasil, o que nos faz refletir da importância de nossa postura perante este cenário.

Chegamos a um número assustador de 13,1 milhões de pessoas desempregadas no primeiro trimestre de 2019, o que nos desperta gatilhos sobre a necessidade de nosso desenvolvimento pessoal e profissional, e com isso, garantir nossa vantagem competitiva em um mercado de muita competitividade.

Desta forma, este artigo tem por objetivo definir as 8 principais dicas para aumentar sua empregabilidade, oriundo das tendências de mercado contextualizados acima.

1- Posicionamento de sua marca pessoal

No mercado atual, não basta ser somente competente, é necessário ser percebido como tal, por exemplo: Você trabalha em uma empresa, onde centenas de pessoas realizam a mesma atividade, no mesmo cargo que você, com isso questiona-se? O que você faz para que seus gestores de imediato o percebam? Se você não souber responder está pergunta, você precisa rever seu posicionamento de marca. A principal dica é não deixar seus indicadores falarem por si, em conversas informais com os gestores, apresente o que você já fez ou pretende fazer, mas nunca prometa o que não se possa ser cumprido.

2- Escuta empática

Antes de ser um bom comunicador, você precisa ser um excelente “escutador”, por isso quando receber alguma instrução, atividade, ou até mesmo feedbacks, faça uma escuta sem julgamento, se possível anote, para que, em outro momento, seja realizado uma análise assertiva do que foi transmitido.

3- Comunicação Assertiva

Seja sempre transparente, objetivo e claro em sua mensagem, lembre-se, ninguém pensa como você, portanto quando for comunicar-se com alguém, se coloque no lugar da pessoa, para que a comunicação seja direcionada e personalizada.

4- Relacionamento Interpessoal

70% das vagas no Brasil em 2018, foram preenchidas por indicações, ou seja, seu relacionamento interpessoal, potencializa seu network, para isso, lembre-se: em um ambiente corporativo o objetivo não é fazer amizades, mas sim a entrega de resultado, portanto caso haja alguma não afinidade pessoal com algum colega de trabalho, lembre-se do princípio do respeito, ética e profissionalismo, e o trate como gostaria de ser tratado.

5- Nunca faça somente o que é solicitado

Para potencializar seu círculo de influência, ao receber uma ordem, pense: Se eu fosse a pessoa que está solicitando a tarefa, o que poderia fazer a mais para impressioná-la? O objetivo é surpreender, encantar, e naturalmente aumentar sua influência com as pessoas, mas lembre-se: Uma vez que você surpreende alguém, em uma próxima solicitação, o gestor já irá ter uma expectativa alta, portanto é um ciclo sem fim.

6- Inteligência Emocional

Com uma frequência cada vez maior, as Faculdades e Universidades, comentam sobre a importância da Inteligência Emocional, o que fazer para desenvolver está competência? Seja imparcial, não se deixe levar pelas emoções, em casos extremos de conflitos, nunca tente resolver de imediato, pois inconscientemente, você será parcial, e com isso, tendenciosamente, aumentará sua agressividade.

7- Faça o que te faça feliz

É importante encontrar um propósito em sua atividade, associar sua habilidade com seu desafio, pois permitirá a você inconscientemente uma conexão emocional positiva com a atividade, de forma que você se conecte e com isso, tenha uma profunda concentração na tarefa, com um bem-estar extraordinário

8- Desenvolvimento de um Projeto de Carreira

Faça um projeto a curto, médio e longo prazo, de seus objetivos profissionais, estabeleça metas, e direcione sua formação acadêmica com cursos relacionados ao seu objetivo, uma dica legal, é buscar formações que garantem de imediato sua devida aplicabilidade, não preocupe com a duração do curso, mas sim da relevância da formação em sua carreira.

Adicionalmente reitera-se a necessidade de sempre se atualizar, portanto a participação de cursos livres, palestras, graduação, Especializações, MBA’s, Mestrados e Doutorados é fundamental, mas lembre-se, tudo deverá ser planejado, pois o não planejamento poderá implicar diretamente na execução.

Se você quer aprimorar sua carreira profissional e se destacar cada vez mais no mercado de trabalho, a BSSP Centro Educacional está com as inscrições abertas para seu processo seletivo 2019. Clique aqui e faça sua inscrição.

Autor: Gabriel Rodrigues de Morais, gerente educacional na BSSP Centro Educacional.