UFG seleciona empresas para instalação no Parque Tecnológico Samambaia

Fonte - Thaillyne Rodrigues - Imprensa Acieg
28/08/19 15:27

Pela primeira vez, empresas de base tecnológica consolidadas poderão se instalar dentro da Universidade Federal de Goiás (UFG). O edital para seleção já foi publicado e as inscrições de propostas técnicas devem ser realizadas até 30 de agosto. “Esse edital é um marco na história da universidade”, avalia o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

O objetivo da Chamada Pública UFG/PRPI/PARQUE Nº 001/2019 é selecionar propostas de empresas de base tecnológica, dispostas a estabelecer uma aliança estratégica com a UFG e ocupar espaço físico dentro do Parque Tecnológico Samambaia, em Goiânia, por meio de cessão de uso onerosa.

O reitor destaca o fato de a universidade estar abrindo suas instalações para empresas de base
tecnológica e diz contar com uma grande procura de empresários. “Esperamos que as empresas venham somar conosco e aproveitar dessa proximidade com a universidade, com os estudantes, com os professores e, principalmente, com os nossos laboratórios de pesquisa e a nossa rede IPE lab, no desenvolvimento e avanço dos seus negócios.”

Interação universidade-empresas

Edward Madureira Brasil ressalta que a UFG vem já há muito tempo em um processo de criar oportunidades de aproximação com empreendedores e empresas. “Nós temos um programa de incubação de empresas, iniciado há 15 anos, e já temos várias empresas graduadas a partir dessa iniciativa. Com a concepção e a implantação do Parque Tecnológico Samambaia, que
entrou em operação em 2013, novas fases desse processo se fazem necessárias.”

A UFG tem planos para o futuro. Edward Madureira espera que este seja o primeiro edital de muitos. “Em breve, pretendemos também abrir oportunidade para empresas edificarem na
área da UFG. Para isso, precisamos ainda adequar a infraestrutura do Parque Tecnológico Samambaia.” Os espaços físicos disponíveis para cessão de uso na chamada Nº 001/2019 são as salas de 11 a 14 do pavimento térreo do edifício Agência UFG de Inovação, com tamanhos que variam de 28,98 m 2 a 42,74 m 2 . O edital e seus anexos podem ser consultados no site www.parquesamambaia.ufg.br.