Projetos e Leis

Novas regras para emissão da CNH começam a valer nesta segunda-feira

Fonte - Jornal Opção
16/09/19 17:17

Passam a valer, a partir desta segunda-feira, 16, as novas modificações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para expedição da Carteira Nacional de Trânsito (CNH). As modificações foram implantadas por iniciativa do Governo Federal tendo por objetivo reduzir os custos e a burocracia para emissão do documento.

Dentre as principais modificações está a suspensão da obrigatoriedade do uso do simulador durante o processo. Além disso, também está prevista uma redução — equivalente a 20% — da carga horária mínima de aulas para categoria B (automóveis). Outra mudança diz respeito a prática de aulas noturnas. Neste quesito a diminuição foi de 80% do tempo até então obrigatório.

O uso dos simuladores será opcional. Aqueles que optarem por aderir as aulas no equipamento poderão realizar até cinco horas no simulador antes de iniciarem as aulas na rua. As cinco horas poderão ser divididas em aulas de até 50 minutos.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já havia demonstrado seu interesse em intervir na política de emissão do documento. Em junho, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, anunciou que a implantação das medidas estavam em análise. A estimativa é que o custo total seja reduzido em até 15%.