Estilo de Vida

Novo marco na saúde goiana: HC recebe mais de R$ 1 milhão

Fonte - Assessoria de Imprensa
03/06/2020 14:00

Doado pela Sicoob UniCentro Brasileira, o valor será destinado para a compra de equipamentos para o hospital

Na manhã desta quarta-feira (03 de junho de 2020), foi realizada a entrega simbólica da doação de mais de R$ 1 milhão ao Hospital das Clínicas de Goiás (HC-GO), realizada pela Sicoob UniCentro Brasileira com os seus associados, entidades parceiras e com a colaboração da comunidade geral.

Com a doação, a capacidade de atendimento do HC será ampliada e o bloco de UTI do hospital será destinado ao enfretamento da Covid-19.

Todo o valor arrecadado será destinado para a compra de equipamentos e insumos hospitalares, tais como 20 ventiladores mecânicos, 12 monitores multiparamétricos e aparelhos de Ultrassonografia, Raio-X e Ecocardiograma. Vale ressaltar que os ventiladores serão produzidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fomentando assim o desenvolvimento tecnológico regional, além de otimizar o prazo para a entrega.

Raimundo Nonato Leite Pinto, diretor-presidente da Sicoob UniCentro Brasileira e médico infectologista, evidenciou a importância da ação no cuidado aos goianos em um contexto de pandemia mundial. “O zelo social é o nosso 7º princípio, dessa forma contribuir para equipar o HC foi um modo de materializar nossos valores”, destacou Raimundo Nonato Leite Pinto. De forma complementar, Diogo Mafia, conselheiro da cooperativa, frisou o legado pós-pandemia como uma importante contribuição da instituição para a sociedade.

Para Edward Madureira, reitor da UFG, esse é um novo marco na história da saúde goiana, ao unir ciência e solidariedade em favor do benefício comum. Por sua vez, José Garcia Neto, superintendente do HC, declarou: “o hospital será um diferencial em Goiânia e na saúde pública de Goiás”.

Ademais, Pedro Ávila, representante do Centro Acadêmico de Medicina da UFG e idealizador da iniciativa, concluiu: “hoje, vemos de forma concreta como a união e o amor pelo próximo podem salvas vidas”.  A campanha “Juntos pelo HC-UFG contra a COVID-19” foi concebida pelo centro acadêmico e, além da cooperativa financeira, recebeu o apoio do Bancoob, Associação Médica de Goiás, Conselho Regional de Medicina, Unimed e Coopanest.