Mercado

Goiânia e região terá sinal analógico de TV desligado no dia 31 de maio

Fonte - Assessoria de Comunicação
28/03/17 16:49
186

Lojistas já podem se preparar para o aumento de procura por conversores, antenas e televisores

No dia 31 de maio de 2017, o sinal analógico de televisão será desligado em Goiânia e em 28 municípios do Estado de Goiás.

A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Quem utiliza antena parabólica ou é cliente de TV por assinatura, não precisa se preocupar. Mas quem não utiliza esses serviços e assiste apenas os canais abertos de televisão devem preparar suas casas. “Para que todos possam continuar assistindo a programação dos canais abertos, a antena e o televisor precisam ser compatíveis com a tecnologia” afirma Rommel Sena, gerente regional da Seja Digital.

A antena deve ser digital e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Nesse sentido, os lojistas já podem se preparar, pois haverá aumento da procura por televisores, conversores, antenas e serviços de instalação.

A Seja Digital vem atuando junto ao setor varejista para manter os lojistas informados sobre o processo e recomendar que tenham uma quantidade adequada de antenas, conversores e televisores em estoque. Os lojistas também são orientados sobre as principais dúvidas a respeito do desligamento do sinal analógico de televisão.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G com melhor qualidade e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da Seja Digital.

Além de Goiânia, o sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Para mais informações sobre o processo de desligamento do sinal analógico e como se preparar para receber o sinal digital é só acessar o site sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para o número 147.

 

Fonte - Assessoria de Comunicação
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar