Pontualidade de pagamentos de micro e pequenas empresas aumenta em fevereiro

Fonte - Serasa Experian
29/03/17 09:47

Segundo Serasa Experian, este é o segundo aumento consecutivo do ano

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,8% em fevereiro de 2017. Isto significa que a cada 1.000 pagamentos realizados em janeiro, 958 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este nível de pontualidade foi maior que os 95,3% registrados tanto em janeiro quanto em fevereiro do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução do juros e a racionalização de custos e despesas têm produzido efeito positivo sobre a capacidade de pagamento das micro e pequenas empresas, sendo este mais um sinal de que, aos poucos, a economia brasileira começa a sair da recessão.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em fevereiro: 96,3%. Nas indústrias a pontualidade de pagamentos foi de 95,0% neste segundo mês do ano e nas micro e pequenas empresas do setor de serviços à pontualidade foi de 95,2%

O valor nominal médio dos pagamentos realizados em dia foi de R$ 1956 em fevereiro, uma queda de 2,8% em termos nominais comparando-se com fevereiro do ano passado, refletindo iniciativas de cortes de custos e despesas por parte das empresas, visando a manutenção destes pagamentos em dia. O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas comerciais (R$ 1.981), seguido pelo das indústrias (R$1.937) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas de serviços (R$ 1.879).

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.