IR: Receita abre consulta ao quinto lote de restituição nesta quarta

Fonte - G1
22/09/2020 15:40

Dinheiro da restituição será liberado no próximo dia 30. Receita prevê pagar R$ 4,3 bilhões a mais de 3 milhões de contribuintes nesse lote, o último do calendário

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23), às 9 horas, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2020. Segundo a Receita, o dinheiro será depositado no dia 30 de setembro.

Nesse quinto lote, serão creditados R$ 4,3 bilhões para 3.199.567 contribuintes.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na Internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br).

• Prazo para entrega terminou em julho; veja o que fazer se você não declarou

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones. Segundo o órgão, a restituição ficará disponível no banco durante um ano e se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet.

Ao realizar a consulta do Imposto de Renda 2020, o contribuinte será informado:

• que foi contemplado e que receberá os valores na semana que vem;
  • ou que a declaração está na "fila de restituição", ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),
  • ou que está "em processamento", ou na "fila de espera" do órgão. Quando a declaração está "em processamento" ou na "fila de espera", pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso ainda não é certo.