Institucional

Estudo da Acieg revela que 93% das empresas goianas tiveram empréstimo negado

Fonte - Paula França - Imprensa Acieg
22/09/2020 15:57
145

Entidade mostra forte adesão ao programa criado para ajudar empresas com restrição a conseguir empréstimos

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) realizou hoje (terça-feira, 22) uma ampla divulgação dos números de crédito do programa “Mais Emprego, Mais Crédito”, lançado pela entidade junto com entidades co-irmãs e o governo estadual, para oferecer socorro imediato às empresas goianas que não conseguiram acesso ao crédito e, por conta da pandemia, estavam em risco de falência.

Segundo o estudo efetuado pela entidade, feito com base nos cadastros realizados junto a instituições bancárias, dos empresários pesquisados apenas 7% que procuraram um banco para obter empréstimos no período da pandemia tiveram êxito, e 93% receberam um não como resposta.

O presidente da Acieg, Rubens Fileti, destaca que a causa de tantas negativas  ocorreu devido ao aumento do risco de inadimplência, fator que tem peso fundamental na liberação de recursos por parte dos bancos. “Muitas empresas e empresários têm restrição em órgãos de proteção de crédito e pendências em cartórios. O pior período foi logo no começo da pandemia, em março e abril. A partir do meio do ano, o cenário melhorou um pouco, com programas garantidores de crédito, como os lançados pelo governo federal”, afirma o presidente. 

Ainda de acordo com o levantamento da entidade, 68% das empresas atendidas conseguiram obter financiamento ou parcelar as dívidas anteriores, 18% não compareceram e 14% não conseguiram negociar. Os segmentos que mais buscaram o atendimento, realizado na sede da associação desde o dia 14, foram o comércio varejista (19%), o de alimentos e o da construção (ambos com 15%). 

Programa Mais Emprego, Mais Crédito

Preocupada em melhorar o acesso dos empresários ao financiamento, a Acieg, em parceria com outras entidades como a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial (Adial), governo estadual, concessionárias de serviços públicos, cartórios e instituições financeiras (Banco do Brasil e Sicoob) lançaram no dia (14/09), o programa “Mais Empregos, Mais Crédito”. 

Por meio dele, o empresário consegue, em um só lugar, renegociar suas dívidas e obter crédito via Goiás Fomento, e outros agentes de crédito participantes, para quitá-las e obter mais fôlego para a salvar o seu negócio e manter empregos.

Os atendimentos realizados na sede da Acieg seguem até sexta-feira (25), mas o programa pode ser ampliado.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar