Mercado

Em palestra na TECNOSHOW COMIGO, Roberto Rodrigues fala sobre reconstrução do agronegócio

Fonte - Assessoria de Comunicação
31/03/17 16:02

Consultor alerta para a necessidade de uma mudança de paradigma e da abertura de uma agenda de discussões

Contrariando a máxima de que em time que está ganhando não se meche, o consultor Roberto Rodrigues tem, na teoria, a receita para que o agronegócio suba ainda mais um patamar – mesmo que ele já seja hoje uma das principais forças motrizes que empurram o Brasil para frente.

Segundo Roberto ainda há muito o que se fazer, “o que falta é um planejamento que leve em conta pontos cruciais para o setor agropecuário, como infraestrutura, alianças internacionais com acordos bilaterais com países consumidores e a criação de uma política eficiente de renda para o campo”, diz. Rodrigues, que também é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e embaixador especial da FAO para as Cooperativas, ministra palestra sobre o tema, a partir das 9 horas, no dia 7 de abril – encerrando a 16ª edição da TECNOSHOW COMIGO.

Com o tema “A reconstrução do agronegócio no Brasil”, a palestra do ex-ministro da Agricultura (no cargo durante o governo Lula) vai abordar a existência de uma agenda cujos temas são a base para a formação de um país ainda mais forte e representativo. Entre eles Roberto cita segurança alimentar, maior organização do setor, criação de políticas públicas específicas para o campo e para quem nele vive, segurança jurídica e investimento em comunicação, entre outros.

Ele é categórico ao citar ainda a mudança de paradigma como peça fundamental desse quebra cabeça. “Precisamos de tecnologia para competitividade, mas necessitamos fazer isso com sustentabilidade. Precisamos ainda de uma gestão eficiente do campo e uma organização das empresas privadas, com ênfase para o crescimento das cooperativas”, diz. De acordo com o consultor, instigar os produtores a pensar o agronegócio de maneira maior é o que ele pretende fazer durante sua apresentação.

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO
A TECNOSHOW COMIGO chega à 16ª edição, em 2017, consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste. A perspectiva para este ano é alcançar ou superar o volume de negociações de 2016 - quando a feira registrou R$ 1,3 bilhão - e receber mais de 100 mil visitantes no período de 3 a 7 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). A feira terá mais de 550 empresas como expositoras, marcando presença em uma área de 60 hectares. A feira começou, em 2002, quando a COMIGO deu início ao trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.

16ª edição da TECNOSHOW COMIGO

Data: 3 a 7 de abril de 2017 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Twitter: @tecnoshowcomigo