Economia

Indefinição de reformas traz cenário de incerteza no País

Fonte - Diário Catarinense
04/04/17 10:51
395

Resultado da votação de aprovação da reforma pode mudar completamente a situação econômica do País

O economista Roberto Padovani e o sociólogo Carlos Melo fizeram nesta segunda, no Conselho Estratégico da Fiesc, análises sobre a conjuntura e os possíveis cenários.

Ambos admitiram que a situação é de incertezas: pelo caráter imprevisível da reforma da Previdência, pelas delações da Lava-Jato e por vícios do governo Temer e da base aliada, constituída no chamado governo de "coalizão", com puro fisiologismo.

Padovani mostrou um quadro mais otimista, em função das medidas já adotadas pelo governo, pelos sinais positivos da economia, pelo cenário internacional e pela credibilidade na equipe econômica. Advertiu, contudo, que tudo vai depender, do ponto de vista dos empreendedores nacionais e investidores estrangeiros, da reforma da Previdência. Se for aprovada pela metade ou não acontecer, o futuro é o pior possível. O Brasil não tem consciência do grave problema do rombo previdenciário e, sobretudo, pela desastrosa política econômica do PT.

A economia neste momento está dependendo da política. E a política, para se sustentar, está condicionada ao desempenho da economia. Este círculo vicioso, problemático pelas circunstâncias, foi desenhado pelo sociólogo Carlos Melo. Ele apontou vários equívocos políticos cometidos pelo presidente Temer, a começar pela troca de cargos na formação do governo visando maioria no Congresso e fazendo escolhas erradas.

Foi duro nas críticas ao governo pela falta de competência na comunicação com a sociedade. Até agora, a população não sabe os números reais da Previdência e, sobretudo, as ameaças de rombo monstruoso se não for aprovada uma reforma mínima.

O cenário, mesmo assim, é de relativo otimismo, com muitas incertezas.
 

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar