Mercado

Com auditório lotado, curso da IHAC é encerrado no HMI

Fonte - Assessoria de Comunicação
04/04/17 15:35
227

O evento reuniu cerca de 60 pessoas em cada dia, divididos entre equipe assistencial e administrativa

O Hospital Materno Infantil (HMI) recebeu entre os dias 29 e 31 de março (quarta e sexta-feira) mais uma edição do Curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno da unidade.

Com a participação de profissionais não só do HMI, mas também da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), o evento reuniu cerca de 60 pessoas em cada dia, divididos entre equipe assistencial e administrativa. A capacitação da IHAC é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e tem como meta estabelecer ações que resgatem a prática da amamentação e reduzam as taxas de mortalidade infantil. O treinamento foi incorporado como ação prioritária pelo Ministério da Saúde no Brasil em 1992.

Ao todo, dezessete palestras foram ministradas ao longo dos três dias com temáticas sobre como promover a amamentação na gravidez e parto; como o leite vai do peito para o bebê; auxílio ao aleitamento materno; habilidade de comunicação; parto humanizado e cuidados amigo da mãe; bebês que exigem cuidados especiais; pouco leite; apoio permanente às lactantes; malefícios do uso de mamadeiras e chupetas; questões relacionadas à saúde materna; quando o bebê não pode ser amamentado no peito; questões relacionadas à mama e aos mamilos; Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL); como retirar o leite materno; IHAC/Neo - uma nova proposta para os prematuros em unidades neonatais; além dos ensinamentos da IHAC.

Neste evento, um dos pontos altos foi o envolvimento das equipes, tanto médica quanto clínica, além da participação em massa de residentes e colaboradores administrativos. Para a ouvidora do HMI, Andressa Barcelos, participar do curso “proporcionou um grande aprendizado, pois ajuda no entendimento necessário para o atendimento ao paciente ou acompanhante que se dirigir a Ouvidoria, tendo em vista que o HMI leva o título de Hospital Amigo da Criança”, refletiu. Já para uma das organizadoras do curso, Renata Leles, esse momento promoveu uma grande troca de conhecimentos e experiências. “A presença em peso não só da classe médica e de Enfermagem, mas também das equipes de Fisioterapia e Nutrição foi fundamental para que o evento fosse realizado com sucesso”, afirmou a biomédica, farmacêutica e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do HMI, Renata Leles.

 

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar