Mercado

Saiba quais as principais doenças preveníveis com imunização

Fonte - Assessoria de Comunicação
05/04/17 17:35
286

Médica infectologista fala sobre febre amarela e a importância de ficar atento a outras doenças que possuem imunização

Ultimamente, as pessoas têm se preocupado muito com a febre amarela, lotando postos de saúde.

Porém, em torno de 20 doenças possuem vacina no Brasil e, segundo a médica infectologista Dra. Carolina de Oliveira Abrão, todas são importantes. Para ela, os riscos de não se manter em dia com o calendário vacinal incluem o desenvolvimento de doenças que cursam com morbimortalidade, podendo inclusive deixar sequelas graves, e o ressurgimento de doenças previamente controladas.

A febre amarela como já tem sido divulgado, possui uma vacina com duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as doses aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção estará garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, o esquema preconizado é de uma dose da vacina, com um reforço dez anos depois da primeira. “Porém, a vacina é indicada apenas para as pessoas que vivem ou pretendem viajar para as áreas de recomendação da vacina. Lembrando que Goiás é uma dessas áreas”, esclarece a infectologista.

As outras vacinas recomendadas são BCG, Hepatite B, Hemófilos, Rotavírus, tríplice bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche – DTP), Meningite, Pneumonia, Paralisia infantil e Influenza, com esquemas iniciados antes de um ano de idade; e tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola – SRC), Varicela e Hepatite A, com esquemas iniciados a partir de um ano de idade. De acordo com a Dra. Carolina, os pais devem ficar atentos às doses complementares e reforços recomendados para cada vacina.

Outras doenças também preveníveis com imunização são a dengue, cuja vacina é recomendada dos 9 aos 45 anos, e o HPV. “A vacina de HPV é recomendada para homens de 9 aos 26 anos, e mulheres dos 9 aos 45 anos, e está disponível em clínicas particulares em esquema de três doses. No SUS, está disponível apenas para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 12 e 13 anos, em esquema com duas doses (uma dose a menos que o recomendado)”, explica a médico.

Se você identificar que precisa tomar alguma dessas vacinas ou precisa de mais informações, é necessário procurar uma unidade de atendimento de saúde do governo ou procurar um centro de vacinas. Em Aparecida de Goiânia, o primeiro centro de vacinas, Vacina Express, foi inaugurado próximo ao Buriti Shopping e atende aplicando todas as vacinas atualmente disponíveis.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar