Economia

Brasil recuperou previsibilidade, diz Henrique Meirelles

Fonte - G1
06/04/17 10:49
281

Para ministro, País já voltou a crescer economicamente e os investimentos devem crescer em 30% nos próximos meses

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (04) que o Brasil já recuperou sua "previsibilidade econômica e política". Ele reiterou que o País já voltou a crescer economicamente e disse que os investimentos devem crescer em 30% nos próximos meses.

Meirelles participou, no Rio de Janeiro, da abertura da Laad Defence & Security, a maior feira do setor de segurança da América Latina. Em seu discurso, ele destacou que, "após a pior recessão de nossa história", os principais indicadores econômicos do País divulgados recentemente indicam a saída da crise.

"Nós já temos uma tendência de crescimento. Por exemplo, o último dado divulgado hoje mostra que a venda de veículos automotores no mês já é 5,5% maior que no mesmo mês do ano anterior.

É o primeiro avanço [do setor] em alguns anos. O País já começa a crescer", afirmou.

O ministro destacou as medidas que o governo tem adotado com o objetivo de alavancar a economia. Dentre elas, a liberação do saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e as reformas da Previdência e trabalhistas.

"Podemos prever a evolução das contas fiscais brasileiras permitindo fazer previsões de longo prazo", garantiu o ministro, destacando que o governo prevê " um aumento de 30% nos investimentos já nos próximos trimestres".

Meirelles destacou que um dos fatores que estão promovendo a retomada dos investimentos no País é a parceria com o setor privado na área de infraestrutura, com destaque para a concessão de aeroportos.

Após discursar na abertura do evento, Meirelles conversou com jornalistas e reiterou que o País saiu da crise, que ele afirmou ser a maior pela qual já passou. Ele destacou que a indústria foi um dos setores que mais sofreu com a crise, mas que ela já esboça sinais de recuperação.

Indústria

"Não há dúvidas de que houve no ano passado uma queda muito grande [da produção industrial]. A recessão que herdamos é a maior da história do Brasil. Isso é um fato. Quando comparamos [a produção da indústria] com o mês anterior, já há um pequeno crescimento", disse o ministro, se referindo aos dados desta terça-feira (4) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a alta da produção industrial em fevereiro.

Segundo o IBGE, a produção da indústria brasileira registrou variação positiva de 0,1% em relação a janeiro. No entanto, frente a fevereiro do ano passado, houve queda de 0,8%, após avançar 1,4% em janeiro, quando interrompeu 34 meses consecutivos de resultados negativos nesse tipo de comparação. Em 12 meses, a produção industrial acumula queda de 4,8%, permanecendo no ritmo de queda que começou em junho de 2016 (-9,7%).

Recuperação

O ministro da Fazenda, porém, manteve a afirmação otimista de que já há reversão da crise. Ele voltou a falar das expectativas de crescimento da economia já no primeiro trimestre deste ano e da estimativa de o País crescer aproximadamente 3% até o fim do ano.

"Esperamos um crescimento ainda no primeiro trimestre, comparado com o último trimestre do ano passado. Agora, se olharmos as previsões, o crescimento do quarto trimestre, o final de 2017 portanto, com o quarto trimestre de 2016 nós esperamos um crescimento de 2,7%. Em resumo, o crescimento vai se acelerando durante o correr do ano e devemos entrar em 2018 com um crescimento ritmo acima de 3%. Portanto, está tudo dentro da previsão", disse.

Questionado sobre o desemprego no País, que bateu recorde no trimestre encerrado em fevereiro, Meirelles destacou que a retomada do crescimento econômica irá voltar a movimentar o mercado de trabalho. "O crescimento da economia é o que vai gerar emprego e o que vai diminuir enormemente o número de desempregados", disse.
 

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar