Varejo pega carona nos saques do FGTS, mas impacto é tímido

Fonte - G1 Globo
07/04/17 15:34

Lojistas relatam aumento nas vendas de celulares, TV, móveis e material de construção quando saque foi liberado, mas movimento durou pouco

De olho no dinheiro dos saques das contas inativas do FGTS, o comércio varejista investiu em publicidade e promoções para tentar fisgar os consumidores. Os primeiros indicadores apontam que o dinheiro trouxe uma leva alta nas vendas nos primeiros dias de saque, com destaque para o aumento da procura por produtos como celular, TV e móveis.

O movimento, no entanto, durou pouco, segundo varejistas.

O primeiro lote de saques das contas inativas do FGTS começou no dia 10 de março, apenas para pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. O próximo lote - para nascidos em março, abril e maio - será liberado no próximo sábado (8).

Para tentar fisgar o trabalhador que recebeu um dinheiro inesperado, diversas empresas fizeram anúncios direcionados ao saque do FGTS. O Bradesco, por exemplo, colocou publicidade em pontos de ônibus e no vidro de táxis do Rio e de São Paulo. Gafisa anunciou no rádio. E Casas Bahia e Ponto Frio estamparam as lojas com comunicação direcionada para o público que vai sacar o fundo de garantia.

Os dados sobre vendas do comércio em março só serão conhecidos a partir da segunda quinzena de abril. Mas a gigante Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, afirma que "percebeu sim um aumento nas vendas", mas sem revelar números. "As categorias que tiveram mais compras em março são celulares, eletroeletrônicos e móveis”, informa o grupo.

Funcionários de diferentes redes ouvidos pelo G1 confirmaram o aumento das vendas nos primeiros dias de liberação dos saques do FGTS. O efeito, no entanto, durou pouco e o movimento caiu desde a virada do mês.

"Março foi um mês bom. A meta de vendas subiu e todos conseguiram bater, mas acho que já acabou o dinheiro do pessoal", disse o vendedor de uma loja da região de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, que reclamava do baixo movimento.

Na loja ao lado, também vazia em pleno horário comercial, a avaliação dos vendedores era que o fim do sinal analógico de TV e a procura por televisores com sinal digital contribuíram mais para o aumento das vendas do que o dinheiro extra do FGTS. "Não peguei nenhum cliente dizendo que estava comprando com o FGTS. Um falou que iria voltar quando sacasse, e até agora não voltou", contou o lojista.

'Estamos na expectativa'

Não são só as grandes redes que tentam "pegar carona" nos saques do FGTS. Pequenos lojistas, de lojas de material de construção à concessionárias e lojas de produto de beleza, também têm investido em publicidade direcionada a quem vai sacar o FGTS.

A São Sebastião Material de Construção, da Região Metropolitana de Curitiba, apostou em anúncios na internet e em jornais para incentivar os consumidores a usar parte do dinheiro para reformar a casa. Mas por enquanto observou uma alta de apenas 2% nas vendas.

"Ainda estamos na expectativa, porque ainda está fraco", afirma o dono da empresa, Ademílson Martins. "O investimento que fizemos ainda não valeu a pena. Mas a expectativa é boa, porque os clientes estão fazendo orçamento e estão dizendo que vão usar o FGTS", conta.

Bancos tentam fisgar consumidor

Os bancos também tentam fisgar os consumidores com a oferta de serviços que antecipam o valor do FGTS para aqueles que desejam sacar imediatamente o benefício. Trata-se, no entanto, de uma modalidade de empréstimo, com cobrança de juros, recomendada apenas para os contribuintes que estão realmente precisando com urgência do dinheiro.

O Banco do Brasil informou que desde o dia 10 de março já foram contratados R$ 5,2 milhões na linha de crédito para antecipação de recursos de saque de contas inativas de FGTS. O valor é pequeno comparado ao da linha de antecipação de restituição de Imposto de Renda, que já somou R$ 155,5 milhões.

O Santander informou que a demanda pela linha de antecipação do FGTS no banco "está em linha com os demais financiamentos do tipo e um pouco acima do desempenho de Imposto de Renda".

Abril será mês com mais saques

Os lojistas apostam agora na 2ª fase de saques das contas do FGTS, que começa neste sábado (8) e terá o maior volume previsto de resgates. De todos os trabalhadores que podem retirar o benefício, 26% estão no lote de abril, segundo a Caixa Econômica Federal. Desde o dia 10 de março, R$ 5,9 bilhões já foram sacados, segundo a Caixa. A previsão do governo é que o valor possa chegar a R$ 43 bilhões.