Empreendedorismo

Sem um propósito claro para cada melhoria, a empresa não avança

Fonte - Época Negócios
25/04/17 15:22
322

Essa desconexão gera dispersão e desmotivação, levando à situação de muito esforço para pouco resultado

Todas as empresas buscam, de alguma forma, melhorar seus processos, evoluir e ser melhor hoje do que eram ontem. Ou pelo menos deveriam ser assim. Para isso adotam vários métodos, iniciativas e ações buscando envolver todos seus funcionários nesse esforço.

O problema é que muitas vezes esse esforço não traz os resultados esperados. Por quê? Bem, essas iniciativas, em geral, esbarram em alguns problemas típicos. Algumas, por exemplo, ficam restritas a programas meramente motivacionais e superficiais. Outras acabam sendo vistas pelos funcionários como mais um formulário burocrático a ser preenchido. Nesses casos, muita energia é despendida, sem trazer retornos realmente relevantes para os clientes e para a empresa.

Visitei uma vez uma empresa que se orgulhava de ter um programa de grupos de melhoria há mais de dez anos. Anualmente, faziam a apresentação dos principais trabalhos, com reconhecimento da alta direção, por exemplo. Mas visitando o gemba (onde as coisas acontecem), vi que a situação de qualidade e eficiência era catastrófica: índices enormes de mercadorias devolvidas com danos, desperdícios de toda ordem nos processos produtivos e de apoio etc. Obviamente, não seguiam as boas práticas preconizadas pelos métodos de melhoria contínua. Os processos não eram sistematizados, não existia estabilidade básica e muitas melhorias eram algo refeito em cima de coisas mal resolvidas anteriormente.

Certamente você já viu situações semelhantes em diversas empresas e até mesmo na sua. Muitos, ao se deparar com essa situação, tendem a achar que falta somente treinar melhor as pessoas para o uso das metodologias de forma correta. Mas isso fica só na teoria se a causa raiz, geralmente presente, não for sanada.

Em muitos desses casos, as pessoas da organização não têm consciência do porquê da necessidade de melhorar. Não entendem qual é o verdadeiro significado disso. Nem têm clareza de como suas iniciativas concretas no local de trabalho se conectam ao objetivo maior da empresa de atender seus clientes. Essa desconexão gera dispersão e desmotivação, levando à situação de muito esforço para pouco resultado.

A filosofia lean, também conhecida como mentalidade enxuta, traz algumas ideias de como evitar esses problemas, deixando claro o propósito de todos os esforços de melhoria e transformação na empresa de forma integrada, desde o nível estratégico até as atividades do dia a dia de cada pessoa.

Tudo inicia na definição do propósito maior da empresa, sua razão de ser e do que ela quer ser no futuro. Em muitas companhias, isso é feito através da discussão e do estabelecimento de sua missão, visão e valores. Isso é fundamental, pois é o guia de longo prazo do que deve ser perseguido por todos na organização. As empresas que não definem seu propósito maior referentes ao valor que buscam agregar aos clientes estão sem rumo.

Observo que a maioria das empresas, pelo menos as minimamente estruturadas, têm isso razoavelmente discutido. O problema, em geral, está no abismo que acaba existindo entre essa definição, de longo prazo e filosófica, e as melhorias específicas que precisam ser feitas no dia a dia por todos.

Partindo dessas definições de longo prazo, as empresas estabelecem ações de melhoria macro através dos processos de planejamento estratégico. Muitas listam uma série de ações, sem muita clareza de onde vieram e do porquê de terem vindo, juntando desejos e demandas de investimentos dos diferentes setores.

No conceito lean, tão importante quanto definir rumos e diretrizes estratégicas é desdobrá-las para cada setor no processo conhecido como hoshin kanri. Isso é feito deixando claro uma prioridade, um norte verdadeiro, e analisando profundamente quais gaps de desempenho precisam ser superados para a empresa ser mais competitiva. E analisando, com fatos e dados, até entender as causas e propor ações efetivas. Então, os objetivos e as ações de melhoria, cascateadas a partir das prioridades estratégicas, começam a fazer sentido para as pessoas que serão envolvidas.

Outra fonte de identificação de melhorias é o dia a dia. No sistema lean, isso é amarrado através do desdobramento de indicadores até as células de trabalho e do gerenciamento diário. A equipe conhece claramente suas metas e pode identificar diariamente se ocorreram desvios em relação aos padrões estabelecidos, planejando melhorias que façam sentido para atingir aquelas metas. Os processos simples e diretos desenhados com os conceitos lean e o uso intenso da gestão visual mostram a todos quais são os problemas importantes que precisam ser atacados.

Todo problema, quando surge, se apresenta como uma “dor”. As pessoas veem mais facilmente os sintomas ou até mesmo verbalizam possíveis tentativas de melhoria. Cabe aos líderes mais próximos das equipes desencadearem métodos de análise para deixar claro qual desempenho esperado foi comprometido, identificar de onde veio aquele desvio e quais são suas causas e mobilizar seu grupo para analisar possíveis contramedidas.

Desencadear a participação de todos em melhorias diárias é fator competitivo fundamental para as empresas e o coração do sistema lean. Mas somente propor que todos participem das melhorias não é suficiente.

É preciso que esteja muito claro para cada um, em cada atividade de melhoria, como a necessidade dessa melhoria se conecta com a manutenção do desempenho e os padrões estabelecidos, com a realização de metas desdobradas para seu setor e ações específicas do planejamento estratégico, que derivam do propósito maior da empresa, o de atender seus clientes.

É uma cascata nada trivial, mas as empresas que conseguirem dar clareza sobre essas conexões de propósitos a todos seus funcionários certamente estarão muito à frente de seus competidores.

*Flávio Picchi é presidente do Lean Institute Brasil e Prof. Dr. da Unicamp

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar