Estilo de Vida

Projeto ajuda mães e pais a enfrentar desafios da gravidez

Fonte - Assessoria de Comunicação
26/04/17 17:55
257

Gratuito e com vagas para integrantes da comunidade, Mamãe e Papai Corujas conscientiza gestantes e pais, os preparando para vencer os desafios da gestação

“A gravidez é um longo processo de nervos à flor da pele, hormônios desestabilizados, dores diferentes e uma ansiedade fora de controle”. A opinião da gestante e auxiliar de serviços gerais Suzana Rodrigues dos Anjos (26), que será mãe pela terceira vez, é uma tradução bem comum dos nove meses que precedem o nascimento de um filho.

Mesmo que a gravidez tenha sido bem planejada, o apoio de pais, avós e tias, assim como preparo e conhecimento nunca são demais.

O Projeto Mamãe e Papai Coruja do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Goiás (Seconci-GO), teve seu primeiro ciclo anual lançado em 2016 e desde março deste ano iniciou um novo. O projeto busca levar amparo às mães e pais associados à entidade, bem como aos seus dependentes. A iniciativa oferece até 30 vagas, parte delas é destinada a membros da comunidade em geral.

Composto por oito módulos ou encontros ao longo da gestação das participantes, o projeto oferece gratuitamente aulas e palestras com especialistas de várias áreas. São abordados temas como: nutrição da gestante e do bebê, higienização da criança, cuidados com a saúde da mãe e do filho, além de orientações psicológicas para esse momento de novidades, tanto para as mulheres quanto para seus companheiros. O próximo encontro será no dia 28 março, na sede do Seconci, no Jardim América em Goiânia.

O Mamãe e Papai Coruja nasceu da experiência de maternidade da assistente social do Seconci-GO, Joicyelle Lopes, que atualmente cumpre licença maternidade. Segundo a colega Gleydiane Tyrone Rodovalho, que a auxiliou no desenvolvimento do projeto, o intuito é oferecer às famílias um ponto de apoio nesse processo de gravidez. “É um momento de grandes novidades, transformações e ansiedades. O conhecimento para conscientizá-las do que é correto e para dar segurança nesse momento único, mas também cheio de incertezas. Além do mais, o curso tem um foco totalmente prático e as participantes podem aplicar o que aprenderam em sua rotina”, observa.

Aulas

Cada módulo ou aula tem início com uma sessão de 30 minutos de pilates, que ajuda com problemas de postura, minimiza e previne dores e fortalece a musculatura da região pélvica, importante na hora do parto. “Fazemos uma sessão para fortalecer o abdômen e diminuir dores na região lombar das costas e também o assoalho pélvico, para diminuir o esforço na hora do parto. Trabalhamos ainda técnicas de consciência corporal e de respiração, que ajudam no bem-estar e acalma na hora do parto”, ressalta a fisioterapeuta do Seconci-GO Érika Vieira.

Depois de um lanche reforçado, são ministradas palestras por módulo. “Temos um momento de exposição de conteúdo feita por um especialista, em que as participantes podem compartilhar dúvidas e experiências umas com as outras”, explica a assistente social Gleydiane.

Novidade e estresse

“Toda gravidez é uma novidade, nenhuma é igual a outra, cada uma guarda um desafio diferente. Por isso toda ajuda que tivermos para enfrentá-los é importante”, afirma Suzana Rodrigues, que participou do programa e já é mãe de um menino de cinco anos, uma menina de 10 e que há oito meses gera outro menino.

Segundo ela, nas duas primeiras gestações, recorreu a ajuda do marido e dos familiares, como sua mãe. “Ajudam muito, mas sempre acontece um estresse. Ninguém entende a gente. Além do mais é muito difícil das pessoas se colocarem no nosso lugar. Por isso o pré-natal e o Mamãe e Papai Coruja~s me ajudaram muito, pois trouxeram informações que tranquilizam a gente. Se sentimos uma dor que já foi mencionada no curso, ficamos mais aliviadas. Além disso, é um momento para troca de experiências com as outras grávidas, o que também ajuda bastante. Com o curso, até a relação com o cônjuge melhora, porque ele passa a entender o nosso lado”, destaca.

Mais segurança. Esse foi o principal benefício que a auxiliar-administrativa Ludmilla Rodrigues, 26 anos, diz ter conseguido com o projeto Mamãe e Papai Corujas. Após sofrer um aborto espontâneo na primeira gestação, ela afirma ter ficado ainda mais insegura nessa segunda gravidez, que já chega aos oito meses. “A primeira gestação foi muito complicada e estressante. Tive problemas no relacionamento que certamente contribuíram para o que aconteceu. Agora, dessa vez, estou com uma pessoa que me apoia, participa da gravidez e, além disso, tem esse curso para sanar minhas dúvidas e me tranquilizar. Estou segura e confiante”, avalia a futura mamãe.

De acordo com a psicóloga Ludmilla Fernandes, especializada no atendimento ao público infantil, as sensações sentidas por Suzana e Ludmila são comuns a qualquer gestante. “É um momento de ruptura, em que muda o corpo, então há limitações físicas, instabilidade hormonal e muita ansiedade, que podem gerar estresse e desequilíbrios de humor das mães. Se a mulher passa por esse processo pela primeira vez, o impacto é ainda maior e, sem a atenção adequada, o que era só um estresse pode evoluir para uma depressão pós-parto”, esclarece a profissional.

Segundo a especialista, a gravidez é um processo longo em que a mulher fica exposta a diversas formas de estresse, que envolvem, inclusive, pressões sociais. “É comum que a mulher fique ansiosa para saber como será o filho, se ele irá nascer saudável e até se ela irá amá-lo assim que o ver. A sociedade trata o amor de forma mística, mas ao contrário disso, amar é um processo de aprendizado. Ninguém é obrigado a amar à primeira vista e com as mães isso também ocorre. Aqui nós a ajudamos a enfrentar essas questões”.


 

Próximo módulo

Onde: Sede do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Goiás (Seconci-GO)

Quando: 28/04/2017, entre 13h e 17h

Palestra: Técnicas de Shantala e Sling

Palestrante: Mariana Barra, consultora materna

Local: Sede do Seconci-GO - Rua C-136, Quadra 307, Lote 20/21, 681 - Jardim América

 

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar