Mercado

Cadeia da construção tem encontro para discutir norma que busca garantir qualidade nas obras

Fonte - Assessoria de Imprensa
08/05/17 15:48

Muitos projetos têm buscado enxugar custos, mas pecam no compromisso com a qualidade

Integrada por 15 segmentos produtivos, a cadeia da indústria da construção reúne nesta terça-feira (09), às 14 horas, na Casa da Indústria, construtoras, incorporadoras e fabricantes de materiais.

O encontro, promovido pela Câmara da Indústria da Construção da Fieg, inclui em sua programação debates sobre a Norma de Desempenho NBR 15.575, mesas de negócios e apresentações rápidas, durante as quais as empresas poderão falar sobre seus produtos. A ideia é discutir sobre o cumprimento da norma de desempenho, que garante qualidade na construção e evita uma série de problemas que levam transtorno à população.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, que financia boa parte das construções, muitos projetos têm buscado enxugar custos, mas pecam no compromisso com a qualidade. Isso gera alguns transtornos ao comprador do imóvel. Os principais são:

- Problemas de infiltração de tetos e paredes

- Vazamentos de água e incidência de umidade na junção de esquadrias (janelas) com a alvenaria.

- Trincas e rachaduras nas paredes e rebocos

- Má construção/vedação nas paredes, pisos e tetos, o que possibilita a passagem de muito barulho de vizinhos laterais, de cima ou de baixo.

- Grande impacto no valor de revenda do imóvel, já que tais problemas puxam pra baixo o valor de mercado.

- Mais insalubridade e insegurança ao proprietário

- Menor vida útil do imóvel

Outro ponto relevante da obra é a fixação de prazos para garantia. Com isso, fica mais claro e transparente ao consumidor o que ele tem direito de requerer à construtora em reparos sem custo, desde que dentro do prazo de garantia.

Em vigor desde 2013, a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), impôs novas métricas de desempenho e de qualidade para edificações residenciais. Na oportunidade, será lançado o portal Cadeia da Construção (www.cadeiadaconstrucao.com). A plataforma funcionará como um shopping virtual ou um amplo classificados.

O QUE: 1º Encontro da Cadeia da Construção

DATA: 9 de maio (terça-feira)

HORÁRIO: 14 horas

LOCAL: Casa da Indústria (Av. Araguaia, n 1.544, Leste Vila Nova)