Brasil tem 12 milhões de pessoas subutilizadas

Fonte - Valor Econômico
18/05/17 16:38

O País possui o equivalente a 24,1% da força de trabalho a procura de emprego

Além dos cerca de 14,1 milhões de desempregados, o primeiro trimestre de 2017 terminou com mais 12,4 milhões de pessoas que trabalhavam menos horas do que gostariam, ou que poderiam trabalhar, mas não estão no mercado.

Com isso, a subutilização de trabalhadores - que inclui todos esses contingentes - somou quase 26,5 milhões de pessoas no período, o equivalente a 24,1% da força de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) contínua, divulgada hoje pelo IBGE. No quarto trimestre do ano passado, a taxa era de 22,2%. No primeiro trimestre de 2016, era de 19,3%.

A subutilização cresceu 9,2% em relação ao trimestre anterior e está 28,2% maior que em igual trimestre do ano passado. O contingente de pessoas subutilizadas no mercado de trabalho, em relação ao primeiro trimestre de 2016, cresceu em 5,9 milhões de pessoas. Ante o quarto trimestre do ano passado, houve o incremento de 2,3 milhões de pessoas.

Segundo o IBGE, o mercado de trabalho está no pior momento em 17 das 27 unidades da federação, medindo pela taxa de subutilização da força de trabalho.

A região Nordeste teve a maior taxa (35,1%) de subutilização da força de trabalho no primeiro trimestre, enquanto a menor ocorreu no Sul (15,3%). Entre os Estados, o Piauí atingiu o patamar mais alto (40,3%), sendo o menor em Santa Catarina (11,1%). Em São Paulo o indicador ficou em 20,5% no primeiro trimestre.

Desocupação

Já a taxa de desocupação no primeiro trimestre, cujo dado para o Brasil o IBGE já havia divulgado, de 13,7%, ficou acima da média nacional nas regiões Nordeste (16,3%), Norte (14,2%) e Sudeste (14,2%). Centro-Oeste (12%) e Sul (9,3%) foram as regiões cujas taxas ficaram abaixo do indicador para o Brasil. Na Bahia, o indicador ficou em 18,6%, a maior taxa entre os Estados. Em Santa Catarina, a taxa foi de 7,9%, o menor índice para as unidades da federação.

Já no Rio de Janeiro, segunda maior economia do país, o desemprego bateu recorde no primeiro trimestre, 14,5%, a maior taxa desde 2012.