Economia

Alemanha e França decidem criam grupo para fortalecer o euro

Fonte - Estado de Minas
22/05/17 10:59
111

Decisão ocorre após reunião realizada em Berlim

Os ministérios de Finanças da Alemanha e da França decidiram criar um grupo de trabalho conjunto que discutirá propostas para o fortalecimento da zona do euro, anunciou hoje o ministro alemão da pasta, Wolfgang Schäuble, após se reunir em Berlim com seu equivalente francês, Bruno Le Maire.

"Temos um entendimento amplo e comum das tarefas que estão diante de nós", disse Schäuble. "E concordamos que Alemanha e França têm uma responsabilidade comum de serem o motor por trás da integração europeia".

O grupo irá elaborar propostas sobre questões como convergência fiscal e coordenação de políticas econômicas antes de uma reunião de ministros alemães e franceses marcada para julho, informou Le Maire. A reunião foi anunciada quando o recém-eleito presidente da França, Emmanuel Macron, visitou a capital alemã na semana passada.

"Precisamos de uma verdadeira coordenação das políticas econômicas", disse o ministro francês. Em alemão fluente, Le Maire afirmou estar convencido de que os dois países irão trabalhar bem juntos, não apenas pelo benefício mútuo, mas também da Europa.

Ainda segundo Le Maire, Alemanha e França vão estudar oportunidades de investimento para impulsionar o crescimento e o emprego na zona do euro.

Desde a eleição de Macron, as duas nações têm indicado o objetivo de revigorar o motor franco-alemão e reformar a União Europeia. Há uma semana, Macron e a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeram fortalecer a UE durante encontro em Berlim, no primeiro dia útil do francês à frente da presidência. Na ocasião, Merkel também se mostrou aberta a eventuais mudanças no tratado da UE.

Schäuble e Le Maire seguem ainda hoje para Bruxelas para uma reunião do Eurogrupo, composto por ministros de Finanças da zona do euro.

Fonte - Estado de Minas
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar